Projeto ferroviário pode fomentar desenvolvimento e ajudar a reparar danos do desmoronamento da barragem da Vale - Arquivo ALMG

Trem turístico BH-Brumadinho pauta nova audiência

Comissão quer conhecer andamento das negociações entre o governo e a mineradora Vale para a criação do ramal.

18/11/2020 - 14:25

A implantação do trem turístico entre Belo Horizonte e o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana da Capital, volta a ser tema de audiência da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião, que atende a requerimento do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), será nesta quinta-feira (19/11/20), a partir das 9 horas, no Auditório José Alencar, no andar térreo da Casa. Desta vez, estará em pauta a atual situação das negociações entre o Estado e a mineradora Vale para concretizar a linha.

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“Queremos acompanhar os entendimentos com a Vale, essa é uma negociação muito difícil que envolve expressivos valores na indenização material, social, moral e queremos sugerir projetos ferroviários que serão um instrumento gerador de postos de trabalho e fomentarão o desenvolvimento econômico de Brumadinho”, ressalta o presidente da comissão.

O Plano de Ação para a criação da linha BH-Brumadinho foi aprovado pelo Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (Mob-Tur) do Ministério do Turismo, em 26 de outubro último. Segundo o Ministério, a previsão é de que o trem tenha capacidade para transportar 1,4 mil pessoas por dia, em duas locomotivas com dez vagões cada, com o trajeto sendo feito em cerca de uma hora.

Em outra audiência sobre o assunto, também realizada neste mês, no dia 5, a comissão se dispôs a intermediar a cessão da área da Estação Águas Claras, no Bairro Belvedere. Trata-se de ferrovia desativada, que corta a Serra do Curral e liga Brumadinho à antiga mina de Águas Claras, também da Vale. O trecho teria trilhos abandonados, mas que estariam em bom estado e poderiam ser utilizados para o novo trem turístico.

Tragédia e reparação – A proposta é de que a implantação do ramal ferroviário entre a Capital e Brumadinho integre as indenizações e reparações da Vale pelo rompimento da Barragem B1, da Mina Córrego do Feijão. Ocorrida em 25 de janeiro do ano passado, essa tragédia causou 272 mortes e teve graves impactos socioeconômicos na região.

Foram convidados para a audiência representantes das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura e Mobilidade, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de BH e da Prefeitura de Brumadinho, além de representantes de ONGs e da comunidade. A maioria das participações será feita remotamente, por meio de vídeoconferência.