Duas macrorregiões do Estado avançam para a onda verde
Leste-Sul e Triângulo-Norte progridem para fase de maior abertura das atividades econômicas do Plano Minas Consciente.
12/11/2020 - 14:46As macrorregiões de saúde Leste-Sul e Triângulo-Norte progrediram para a onda verde do Plano Minas Consciente, que orienta a retomada das atividades econômicas no Estado durante a pandemia causada pelo coronavírus. É o que indica a Deliberação 101 do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada no Diário Oficial Minas Gerais nesta quinta-feira (12/11/20).
Confira em qual onda é classificado cada segmento.
A nova classificação, válida para o período entre 14 e 21 de novembro, libera a abertura de serviços não-essenciais e de maior risco nessas localidades, como cinemas e academias. A macrorregião Leste-Sul tem como cidade-polo Ponte Nova, enquanto Uberlândia é a cidade-polo da Triângulo Norte.
Nas demais macrorregiões, a situação permanece a mesma. Com exceção do Vale do Aço e do Leste, que estão na onda amarela, mais restritiva, todas as outras seguem na onda verde. A deliberação traz, por outro lado, a expectativa de regressão da macrorregião Sudeste, que tem Juiz de Fora como cidade-polo, para a onda amarela.
O Comitê Extraordinário Covid-19 é presidido pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. As deliberações do órgão são elaboradas após análise de vários indicadores, como número de infectados pela doença e de leitos disponíveis na microrregião. No entanto, cada município tem autonomia para seguir ou não as orientações do Minas Consciente.