Mudança atinge séries iniciais do ensino fundamental - Arquivo ALMG

Municipalização de escola será discutida em audiência

Comunidade de São Joaquim de Bicas teria sido pega de surpresa com a medida; comissão debate situação nesta quarta (11).

10/11/2020 - 11:45

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (11/11/20), audiência pública para debater a municipalização da Escola Estadual Patrocínia Cândida de Oliveira, localizada em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A reunião será às 9h30, no Auditorio José Alencar, e foi pedida pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), que preside a comissão.  A municipalização em questão envolve os anos iniciais do ensino fundamental da escola e, segundo a deputada, foi decidida sem que tenha havido qualquer consulta prévia e diálogo com a comunidade escolar da região.

"A municipalizaçao já foi anunciada e a comunidade não foi ouvida, o que levou o Legislativo a agendar a reunião", frisa a deputada.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

A unidade fica no bairro Alvorada Industrial em São Joaquim de Bicas e, conforme informações que chegaram ao gabinete da parlamentar, o Coletivo da Escola teria sido surpreendido por um e-mail recebido no dia 6 de outubro deste ano, informando sobre a municipalização.

Situação - Fundada em setembro de 1992, a escola atende 366 alunos em 15 turmas. Alunos na faixa etária de 6 a 10 anos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental contam com um quadro de 44 servidores em exercício, sendo 17 deles efetivos.

Desemprego de trabalhadores designados, dificuldade para a lotação dos efetivos e deslocamentos de alunos para outros bairros estariam entre os temores da comunidade com a municipalização.

Para discutir essa situação foram convidados membros da direção, professores e funcionários da escola, representantes de pais de alunos e especialistas em educação básica.