Minas Arte em Casa movimentou setor cultural na pandemia
Em 13 semanas, foram veiculadas 65 apresentações virtuais inéditas nas redes sociais da Assembleia.
10/11/2020 - 11:47Proporcionar humanização, alento e entretenimento durante quarentena provocada pela Covid-19. Impulsionar as atividades do setor cultural nesse período. Esses foram os objetivos alcançados pelo projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Minas Arte em Casa, que trouxe apresentações virtuais de variados tipos artísticos ao longo de 13 semanas, entre 3 de agosto e 30 de outubro.
Neste período, o público teve oportunidade de assistir modalidades de dança, música erudita, cena adulto e cena infanto juvenil. As apresentações foram transmitidas na TV Assembleia e disponibilizadas no Instagram e no Facebook do programa Assembleia Cultural, além do YouTube da ALMG.
Foram 65 performances inéditas, incluindo cinco lives com artistas convidados, veiculadas de segunda a sexta-feira nas redes sociais da Casa. A princípio seriam oito semanas de projeto, mas devido ao sucesso, mais 25 artistas foram chamados para participar, totalizando 13 semanas de apresentações.
Durante o período, foi criado um perfil no Instagram para o Assembleia Cultural, que já conta com mil seguidores. Até 4 de novembro, foram 7.954 visualizações das apresentações no YouTube, computando uma média de 119 acessos por vídeo veiculado.
Projeto levou arte para as pessoas
Para Jeane Doucas, que apresentou a cena “A Terra gira”, o Minas Arte em Casa foi uma iniciativa importante por duas razões. A primeira para dar visibilidade ao trabalho do artista, que continuou produzindo nesse período. A segunda foi a ajuda financeira. “Foi muito bom ter participado. Fiquei feliz por ter sido selecionada e acredito que iniciativas como essa são muito essenciais para o setor cultural”, avalia Jeane.
Sara Dutra, que apresentou a contação de história "Os soldadinhos do corpo e o coronavírus", também reforça que o projeto, junto com outras iniciativas, foi importante para o setor nesse contexto de quarentena. Ela acredita que a arte e a cultura têm função de humanizar, “principalmente quando estamos impedidos de exercê-la de forma plena, deixando este vazio”. “O Minas Arte em Casa foi uma possibilidade de continuar fazendo algo, especialmente para as crianças, para tentar explicar de forma lúdica e leve o momento que estamos vivendo”, conta Sara.
TV Assembleia - As apresentações também foram sucesso na TV Assembleia, com reprises aos sábados e domingos. A ideia é voltar a reprisar as atrações oferecidas no projeto. A primeira etapa do Minas Arte em Casa, anterior à prorrogação, também está sendo veiculada pela TV Senado, no Parlamento Brasil, que é um programa feito em parceria com as TVs legislativas de todos os estados.