Mais de dez requerimentos foram aprovados na reunião desta quarta (4)

Comissão quer esclarecimentos sobre venda de sede da Cemig

Na reunião desta quarta (4), foram aprovados pedidos de informações sobre diversos aspectos relativos a essa transação.

04/11/2020 - 16:45

Em sua reunião nesta quarta-feira (4/11/20), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou mais de dez requerimentos, vários deles direcionados à Cemig. Um deles é um pedido de informações ao presidente da empresa sobre a possível venda do seu edifício-sede e detalhes envolvidos nessa transação.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

De autoria do deputado Ulysses Gomes (PT), o requerimento, também direcionado ao presidente da Forluz (empresa de Seguridade Social dos funcionários da Cemig), busca esclarecer se a venda já foi realizada. Solicita ainda informações sobre avaliação do Conselho quanto à pertinência do negócio neste momento do mercado imobiliário, bem como sobre o valor avaliado e os responsáveis por esse cálculo.

O parlamentar também pediu dados sobre o corretor da venda e a quantia que este receberá pela corretagem do imóvel. Questionou ainda se houve algum tipo de concorrência ou se foi realizada a venda direta a um determinado comprador, o qual deverá ser identificado, conforme o requerimento.

Ulysses Gomes quer esclarecer a justificativa para a adoção dessa modalidade de venda, qual o valor pago e a forma de pagamento (no caso de já ter sido efetuado o negócio). Por fim, questiona se o contrato de aluguel com a Cemig continua vigorando e até quando isso ocorrerá.

Eletrificação - Ainda para a Cemig foram direcionados pedidos de providências para extensão de rede elétrica nas comunidades de Mandacaru e Brejinho, em Montes Claros (Norte) e para o usuário Luz Mineira Construções Elétricas, em Curral de Dentro (Norte). O último requerimento é de autoria da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e os dois primeiros, da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos. Essa comissão solicita ainda atendimento às demandas de eletrificação rural, listadas pela Associação Comercial do Agronegócio do Norte e Nordeste de Minas.

Os deputados Carlos Pimenta (PDT) e Antônio Carlos Arantes (PSDB) pedem providências para atender a essas regiões, que enfrentam estiagem prolongada. Eles solicitam ao Governo de Minas a realização de ações prioritárias e planos estratégicos para minimizar os efeitos da seca, bem como a busca de apoio do governo federal.

Leilão - O deputado Gil Pereira (PSD) pediu providências para que Minas Gerais seja incluída no próximo leilão de linhas de transmissão. Ele destaca que especialmente o Norte do Estado deve ser incluído, uma vez que é deficitário em sistemas de transmissão. O requerimento é direcionado ao Ministério das Minas e Energia, à Agência Nacional de Energia Elétrica, à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e ao Operador Nacional do Sistema (ONS).

Outros requerimentos foram direcionados ao governador do Estado, Romeu Zema (Novo). A Comissão das Energias Renováveis pede que seja agilizada a atualização dos mapas solarimétrico e eólico de Minas Gerais. Também essa comissão solicita sua inclusão como participante do programa governamental Sol de Minas.

Já a deputada Ione Pinheiro (DEM) requer a implantação do programa de Eficiência energética em hospitais nos seguintes municípios: Alvinópolis e Rio Piracicaba (Central); Guaraciaba, Matipó, Piranga e Raul Soares (Zona da Mata), Ibirité, Mateus Leme, Santa Luzia e Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte); e Inhapim (Rio Doce).

Por fim, o deputado Professor Irineu (PSL) pediu providências à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico no sentido de que a Cemig estude a redução de prazos para realização dos serviços solicitados à empresa.