Educação discute cessão de prédio escolar em Araguari
Estado vai ceder local onde funciona a Escola Estadual Rainha da Paz ao Colégio Tiradentes. Comunidade escolar é contra.
27/10/2020 - 17:07A cessão do prédio da Escola Estadual Rainha da Paz, em Araguari (Triângulo), para o Colégio Tiradentes, no mesmo município, será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate está marcado para a próxima quinta-feira (29/10/20), às 9h30, no Auditório José Alencar.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.
A presidenta da comissão e requerente da reunião, deputada Beatriz Cerqueira (PT), destacou que a atitude de ceder o prédio aconteceu sem que houvesse qualquer consulta sobre o assunto ou participação da comunidade escolar.
De acordo com informações do gabinete da parlamentar, “a escola funcionava no prédio da antiga FAFI (Faculdade de Ciências e Filosofia de Araguari). Depois foi levada para um prédio em que funcionou uma fábrica de calças. O Estado não quis pagar o aluguel e a comunidade da escola foi abrigada precariamente em um prédio de associação de bairro. Até que a comunidade conseguiu prédio próprio para a Escola, que atende vários bairros”.
Ainda de acordo com o gabinete, a extinção da escola e cessão do prédio vão implicar no deslocamento de crianças e jovens da região, que ficarão sem escola e terão de buscar por intituições que tenham vagas e ficam a quilômetros de distância do local. “A proposta foi acatada pela Secretaria de Estado da Educação sem ouvir a comunidade escolar”, completou.
Convidados – Participam remotamente da reunião a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Onília Maria de Oliveira Borges; a professora do Colegiado Escolar da Escola Estadual Rainha da Paz, Cássia Constantino; os professores Cleberson Pinelli Ribeiro e Maria Aparecida França; a mãe de aluno e representante do Colegiado Escolar da Escola Estadual Rainha da Paz, Ana Carolina Ferreira; os alunos da escola, Gustavo José Holanda e Gabriel Henrique Holanda Eugênio; entre outros.