Parlamentares também denunciaram irregularidades em ações de profissionais da segurança em Ribeirão das Neves e Diamantina
Deputados destacam Dia do professor em pronunciamentos

Parlamentares parabenizam professores pelo seu dia

Desafios impostos à categoria pela pandemia e a valorização desses profissionais foram temas de discursos no Plenário.

15/10/2020 - 16:05

O Dia dos Professores, comemorado nesta quinta-feira (15/10/20), motivou homenagens ao magistério na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Parlamentares destacaram a importância da categoria e cobraram sua valorização pela sociedade e pelo poder público.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O deputado Professor Irineu (PSL) se disse grato pelo seu período em sala de aula e na direção de escola, momento que classificou como o mais importante de sua vida. Assim como a deputada Ana Paula Siqueira (Rede), ele também destacou o trabalho árduo dos professores, principalmente neste contexto de pandemia, em que foi necessário aprender a lidar com novas tecnologias, às quais muitos nem tinham acesso.

Ambos defenderam, ainda, investimentos na educação, condição que consideram fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Ana Paula Siqueira se queixou, no entanto, da desvalorização dos professores, não só do ponto de vista financeiro, mas também social. Ela salientou a importância que esses profissionais têm como transmissores de conhecimento e referenciais para a grande maioria dos alunos.

A parlamentar ainda prestou homenagem póstuma à professora Viviane Percília, de Nova Era (Região Central), militante em projetos sociais e em favor da população negra, que faleceu nesta quinta (15).

Lutas - O deputado Betão (PT) também lembrou sua relação com o magistério, como professor e à frente do sindicato que representa a categoria em Juiz de Fora (Zona da Mata). No seu entender, o momento é de resistir, tendo em vista ataques como censura, tentativas de cortes no orçamento para a educação e a desmoralização da profissão.

Segundo ele, as professoras foram as mais atingidas pela “cruel” reforma da previdência dos servidores estaduais, que convivem com outra ameaça de retirada de direitos, a reforma administrativa proposta pelo governo federal.

Betão ainda cobrou o pagamento do piso nacional do magistério em Minas e criticou a pressão pela retomada das aulas presenciais. Para o deputado, a única forma de as escolas reabrirem é com a testagem em massa de profissionais da educação e alunos, para garantir a segurança de todos.

Parlamentares denunciam abusos

Outro tema abordado por Betão foi a denúncia de despejo irregular de moradores da ocupação Vitória, em Diamantina (Região Central). Conforme informou, guardas municipais, sem autorização judicial, demoliram total ou parcialmente 30 casas.

Além disso, as cerca de 80 famílias que lá residem estariam sofrendo intimidação por parte da prefeitura, inclusive com a proibição de comprarem materiais de construção na única loja que oferece esses produtos na cidade.

Interrupção de obra - A deputada Andréia de Jesus (Psol), por sua vez, usou a tribuna virtual para denunciar a interrupção de uma obra em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por agentes penitenciários armados. Segundo ela, trabalhadores construíam uma via de acesso para garantir transporte público até o Instituto Federal, no centro da cidade, quando foram expulsos pelos agentes da penitenciária próxima.

A deputada ponderou que a obra foi licitada, licenciada e paga com recursos públicos. “Isso revela a falta de compromisso do Governo de Minas com a educação. No Dia do Professor, agentes que deveriam cuidar da segurança interna do presídio intervêm no Instituto, que atende, em sua maioria, jovens negros. A cidade está sitiada por presídios”, criticou.

Andréia de Jesus disse, ainda, ter procurado a prefeitura local, sem receber nenhuma explicação sobre o fato. “Fomos também ao Ministério Público e acionamos a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública”, informou.

Reforma política – Já o deputado Virgílio Guimarães (PT) sugeriu que a Assembleia instale, logo após as eleições, uma comissão especial para debater a reforma política e enviar sugestões ao Congresso Nacional. Ele se referiu a discurso feito no dia anterior pelo colega Alencar da Silveira Jr. (PDT) e reforçou a necessidade de protagonismo do Legislativo mineiro.

O deputado fez algumas reflexões quanto ao conteúdo a ser tratado na reforma. Para Virgílio Guimarães, ela deve levar em conta o aprimoramento da representação democrática e também ser “viável”, considerando-se a necessidade de aprovação não apenas pelo Congresso, como também pela sociedade e pelo Poder Judiciário.