O Minas Consciente orienta a reabertura das atividades, de acordo com a situação em casa região - Arquivo ALMG

Região de Governador Valadares volta para onda amarela

Deliberação do Comitê Covid altera fase de abertura de atividades e macrorregião de Uberaba progride para onda verde.

08/10/2020 - 16:51

A classificação das fases de abertura das atividades socioeconômicas nas macrorregiões de saúde previstas no Plano Minas Consciente sofreu pequena alteração nesta semana.

É o que mostra o Diário Oficial Minas Gerais, em sua edição publicada nesta quinta-feira (8/10/20). A Deliberação nº 91 do Comitê Extraordinário Covid-19, datada de 7 de outubro, prevê apenas uma regressão de fase e uma progressão, válidas para o período entre 10 e 17 de outubro.

No primeiro caso, volta para a onda amarela a região Leste do Estado, que estava na onda verde e tem como cidade-polo Governador Valadares. Em sentido contrário caminhou o Triângulo Sul (Uberaba como cidade-polo), que progrediu da onda amarela para a verde.

Um dos instrumentos do Governo do Estado no combate à pandemia da Covid-19, o Minas Consciente faz periodicamente a reclassificação da abertura de estabelecimentos.

Ondas - São três as ondas nas quais as macrorregiões são classificadas de acordo com o plano: a vermelha, em que apenas os serviços essenciais podem funcionar; a amarela, a qual permite que alguns serviços não-essenciais sejam abertos; e a verde, que possibilita o funcionamento dos serviços não-essenciais e com maior risco de contaminação.

A onda vermelha inclui, por exemplo, atividades de supermercados, farmácias, serviços de transporte e telecomunicação. A onda amarela contempla o comércio de móveis, papelaria e vestuário. E a onda verde engloba atividades como cinemas, academias e serviços turísticos. 

Confira em qual onda é classificado cada segmento.

Sem onda vermelha - Minas Gerais já não tem nenhuma macrorregião na onda vermelha. Das 14 regiões do Estado, após a reclassificação, nove estão na onda amarela, além da Leste: Centro, Leste-Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Norte e Vale do Aço.

Já na onda verde, para a qual foi reclassificado o Triângulo Sul, permaneceram as macrorregiões de Centro-Sul, Jequitinhonha e Norte.