Deputado Carlos Pimenta propôs homenagem às crianças e professoras mortas na creche Gente Inocente, em Janaúba, há três anos

Calor e seca no Norte de Minas são temas de pronunciamento

Parlamentar relata o drama da falta de água e reivindica ações imediatas do Governo do Estado.

06/10/2020 - 15:25

Calor abafado, temperatura próxima aos 40 graus, rios secos, animais mortos e falta de água até para beber e cozinhar. A situação em Montes Claros e em outras cidades do Norte mineiro foi assim relatada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), durante a Reunião Ordinária no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (6/10/20).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O parlamentar participou de forma remota, direto de Montes Claros, mas anunciou a vinda a Belo Horizonte para buscar apoio do Governo do Estado no combate aos efeitos da seca. “Estamos vendo poucas ações por aqui”, frisou.

Segundo Carlos Pimenta, as prefeituras locais estão exauridas pelo esforço para conter a pandemia de Covid-19 e ainda precisam atender, com caminhão-pipa ou outras alternativas, a população da zona rural, onde não há abastecimento.

O objetivo do parlamentar é pedir agilidade nas ações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, seja na liberação de verbas federais ou em ações como eletrificação de poço artesiano ou instalação de bombas de água movidas a energia solar.

Janaúba – A pedido de Carlos Pimenta, o Plenário homenageou, com um minuto de silêncio, crianças e professores da creche Gente Inocente, de Janaúba (Norte), mortas durante incêndio criminoso ocorrido há três anos, no dia 5 de outubro de 2017.

Na tragédia, que teve repercussão internacional, morreram dez crianças, três professoras e o próprio criminoso. A professora Helley de Abreu, uma das vítimas, foi citada por Carlos Pimenta como heroína, por ter salvado a vida de várias crianças.