Presidente da comissão, deputado Gil Pereira, apresentou dados sobre o pioneirismo de Minas na energia fotovoltaica

Comissão solicita eletrificação rural no Norte de Minas

Em reunião nesta terça (6), Energias Renováveis também aprovou requerimentos relativos à energia fotovoltaica.

06/10/2020 - 15:35

Diversos requerimentos de providências, dirigidos em sua maioria à Cemig, foram aprovados nesta terça-feira (6/10/20) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos realizou reunião na qual solicitou à empresa que realize extensão da rede elétrica para diversas comunidades rurais no Norte de Minas, especialmente em Montes Claros.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP), solicitou providências da Cemig para que amplie a eletrificação rural na região e, especificamente, nas comunidades de Brejinho e Mandacaru, em Montes Claros.

Também à concessionária de energia, a comissão solicitou que melhore a sistemática de atendimento aos pedidos de geração distribuída (energia fotovoltaica). E pediu que a empresa atualize o Atlas Eólico de Minas Gerais.

O último requerimento dirigido à Cemig é de autoria dos deputados Gil Pereira, Carlos Pimenta (PDT) e Betinho Pinto Coelho (Solidariedade). Os três pedem que a empresa verifique a incidência de Covid-19 entre seus colaboradores diretos e indiretos. 

Foi requerido também que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proceda à revisão da Resolução 414, de 2010, que estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada.

Dois requerimentos foram dirigidos à Governadoria e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A comissão quer que o governo agilize a execução do programa de Regularização Fundiária no Norte de Minas.

Os parlamentares pedem, por fim, que a Comissão de Energias Renováveis e Recursos Hídricos seja incluída no Sol de Minas. O programa do Governo do Estado tem por objetivo principal alavancar o protagonismo de Minas no setor de energia fotovoltaica.