Noraldino Júnior é o autor do requerimento para a realização da audiência

Combate a incêndios e queimadas pauta audiência

Comissão de Meio Ambiente debaterá, ainda, crimes contra animais e projeto sobre a área do Parque da Serra do Papagaio.

01/10/2020 - 17:50

Entre os meses de agosto e outubro, crescem o volume e a extensão de queimadas e incêndios florestais em todo o País, e Minas Gerais não fica de fora. Os focos são favorecidos pelo acúmulo de vegetação seca no solo, calor, vento e baixa umidade do ar – comuns neste período de raras chuvas. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) aponta que 99% dessas chamas se devem a ações humanas, a maioria por acidentes no manuseio do fogo.

Diante desse cenário, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião nesta quinta-feira (1º/10/20), aprovou requerimento para a realização de audiência pública para debater o enfrentamento ao aumento das queimadas e incêndios florestais em Minas Gerais.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O autor do requerimento e presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), lembrou a ocorrência de focos em áreas de preservação, que colocam em risco inúmeras espécies animais e vegetais, como ocorreu nesta semana no Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte (Zona da Mata), que teve vasta área destruída pelo fogo.

O parlamentar ainda aproveitou para parabenizar bombeiros, voluntários e demais envolvidos no trabalho de combate às chamas no parque.

Para Noraldino Júnior, é essencial que haja “uma investigação minuciosa sobre as causas do fogo no Ibitipoca e punição dos responsáveis, na proporção do dano causado, para que fatos como este não voltem a acontecer”. Nesse sentido, teve aprovado requerimento endereçado à Polícia Civil, para que, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), apure tal crime e tome as medias punitivas adequadas.

Ribeirão das Neves e Barbacena – O presidente da comissão ainda solicitou audiência para debater o “massacre de animais” em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Segundo o requerimento, num abrigo temporário da cidade, 69 cães foram envenenados e morreram. Na reunião, também será abordada a ocorrência de crime de maus-tratos a animais, que teriam sido praticados contra os 73 cães que estavam sob os cuidados do citado abrigo.

Por fim, Noraldino Júnior solicitou discussão sobre os impactos ambientais provocados pela emissão de poluentes por indústrias no município de Barbacena (Região Central do Estado)

Sul de Minas - Na mesma reunião, a comissão aprovou a realização de audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 1.658/15, do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), que dispõe sobre a alteração dos limites da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Sul de Minas. O requerimento, assinado pelo autor do projeto, solicita que a reunião tenha a presença de associações e entidades de meio ambiente, da sociedade civil organizada, de ambientalistas, do governo e de produtores da área.