Pandemia de Covid-19 levou à suspensão das aulas presenciais em março - Arquivo ALMG

Comissão debate retorno das aulas presenciais em Minas

Para deputado, paralisação traz riscos ao bem-estar psicológico e ao desenvolvimento intelectual das crianças.

01/10/2020 - 11:40

O retorno das aulas presenciais no Estado estará em discussão nesta sexta-feira (2/10/20), durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será às 9 horas, no Auditório José Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.

O autor do requerimento é o deputado Bartô (Novo), que defende a reabertura das escolas. Para ele, esse momento difícil deve ser enfrentado "de maneira assertiva e corajosa", com os cuidados necessários.

As aulas nas escolas públicas e privadas de Minas estão suspensas desde março, em função da pandemia da Covid-19. As redes adotaram aulas on-line, mas as dificuldades de acesso limitam a participação, sobretudo de alunos das escolas públicas.

Nesta semana, o governo do Estado divulgou protocolos para o retorno às salas de aula. A medida, porém, enfrenta a resistência de parte da comunidade escolar e também da Prefeitura de Belo Horizonte, que ameaça suspender os alvarás das escolas.

Bartô também alerta para o risco que o afastamento das escolas pode trazer ao bem-estar psicológico e ao desenvolvimento intelectual das crianças, especialmente as mais vulneráveis, que não têm ferramentas ou condição material de buscar um estudo de qualidade em casa.

Pais, alunos, médicos, educadores e representantes de escolas foram convidados para a audiência, bem como a secretária de Educação do Estado, Julia Sant'Anna, e o prefeito de BH, Alexandre Kalil.