Segundo deputada, mil nomeações foram feitas antes da pandemia, mas não foram efetivadas - Arquivo ALMG

Comissão de Educação cobrará efetivação de concursados

Representantes do governo serão questionados nesta quinta (1°) quanto aos encaminhamentos para dar posse aos aprovados.

29/09/2020 - 12:13

Com o objetivo de debater a situação do cronograma das nomeações do último concurso do Governo do Estado na área de ensino, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza audiência pública. Solicitada pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reunião acontece nesta quinta-feira (1º/10/20), às 9 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.

O último certame realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) ocorreu em junho de 2017, ainda no governo de Fernando Pimentel (PT). Foram oferecidas 16,7 mil vagas para as carreiras de especialista em educação básica e professor de educação básica. Mais de 130 mil pessoas se inscreveram.

No entanto, de acordo com Beatriz Cerqueira, as nomeações desse concurso não foram feitas no primeiro ano do governo de Romeu Zema (Novo). Começaram a ser retomadas em 2020, sendo que mil foram feitas antes da pandemia, mas não foram efetivadas devido à interrupção de serviços no período.

“A audiência pública servirá para que o Governo do Estado apresente e explique o seu plano para efetivar essas nomeações”, afirmou a deputada. Na reunião, os representantes do governo também serão questionados quanto aos encaminhamentos previstos para dar posse aos aprovados.

A parlamentar tem cobrado frequentemente a nomeação de servidores, especialmente da educação, lembrando que o Estado conta com baixo número de efetivos atualmente. “Precisamos fortalecer os serviços e os servidores públicos, que se comprometem com o Estado. Por isso, estou cobrando do governador Zema a nomeação dos concursados na educação”, afirmou.

Histórico – No último concurso realizado pelo Estado, foram oferecidas 16,7 mil vagas para as carreiras de especialista em educação básica e professor de educação básica. Em 30 de junho de 2018, foi homologado o resultado final da seleção, da qual participaram mais de 130 mil pessoas. Com a divulgação da homologação, a validade de dois anos do concurso começou a valer.

Em agosto de 2019, já no governo Zema, os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, e de Educação, Júlia Sant’Anna, anunciaram a nomeação de sete mil servidores da Educação até o primeiro semestre de 2020.

O anúncio foi feito durante visita da Comissão de Administração Pública da ALMG aos dois secretários, que contou com a presença de Beatriz Cerqueira. Mas a medida não se efetivou, como apontou a deputada posteriormente.

Em 2020, o prazo do concurso foi prorrogado por mais dois anos, e passou a valer até 30 de junho de 2022. O anúncio também foi proferido por Otto Levy e Júlia Sant’Anna, que alegaram a proteção dos candidatos aprovados, os quais poderiam ser prejudicados em função do isolamento imposto pela pandemia.

Convidados – Para a reunião desta quinta (1º), além da secretária Júlia Sant’Anna, foram chamados o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute MG), Denise Romano, entre outros.