Comissão cobra mais apoio para esporte amador em Minas
Presença de federações amadoras no ginásio Mineirinho deve ser tema de audiência, conforme requerimento aprovado.
24/09/2020 - 11:43Os deputados da Comissão de Esportes, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretendem cobrar do governo do Estado um plano de recuperação para o esporte mineiro, visto que o setor foi dos que mais sofreram com as consequências da pandemia de coronavírus, especialmente no que diz respeito ao esporte amador. Vários requerimentos com pedidos de providências à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social foram aprovados, em reunião na manhã desta quinta-feira (24/9/20).
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.
Um dos requerimentos aprovados, de autoria do deputado Coronel Henrique (PSL), é para que seja realizada audiência pública para discutir alternativas de sobrevivência para as federações de esporte amador que hoje ocupam salas no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. O deputado pediu urgência no agendamento do debate.
De acordo com Coronel Henrique, essas federações foram notificadas pelo governo a desocupar as salas onde funcionam suas sedes e que servem também para guarda de material esportivo e treinos de atletas, naquele ginásio. "Tem que haver uma ajuda para essas entidades, essa 'ordem de despejo' não pode acontecer desta maneira", afirmou.
O presidente da comissão, deputado Zé Guilherme (PV), acredita que, se não houver incentivo, o esporte vai levar muito tempo para se recuperar. Para ele, a volta do futebol profissional, defendida pela própria comissão, foi muito importante, mas é preciso lembrar que o esporte vai muito além desse nicho. "Existem milhares de professores, técnicos e treinadores de outras modalidades parados. Muita gente perdeu seu ganha pão", alertou.
O deputado Fábio Avelar (Avante) também manifestou sua preocupação em relação ao futebol amador e defendeu que os deputados da comissão de Esportes visitem a Secretaria de Desenvolvimento Social, assim que possível.
Já o vice-presidente da comissão, deputado Mário Henrique Caixa (PV), destacou a atuação que a comissão tem tido, mesmo com todas a limitações impostas pela pandemia.
Deputado propõe debate sobre escola do Exército em Três Corações
Outro requerimento aprovado nesta quinta-feira (24) é para que seja realizada audiência pública na cidade de Três Corações (Sul). O autor do pedido também é o deputado Coronel Henrique, e o objetivo é evitar que a Escola de Sargentos das Armas (ESA), localizada naquele município há 70 anos, seja deslocada para outra região.
Segundo ele, há previsão de que o Exército faça grande investimento para construção de uma nova escola, e muitas cidades, inclusive de outros Estados, estariam interessadas em receber a unidade. "Queremos que a instituição, tão importante para o sul de Minas e para todo País, receba os investimentos mas continue em Três Corações", defendeu o deputado.