Retomada do transporte sobre trilhos em Minas motiva mais uma audiência da Comissão Pró-Ferrovias - Arquivo ALMG

Comissão debate conexão entre Linha Mineira e Porto de Açu

Interesse no escoamento da produção da Zona da Mata poderia viabilizar a retomada da antiga ferrovia.

22/09/2020 - 15:40

Conectar a chamada Linha Mineira, ferrovia desativada que cruza a Região da Zona da Mata, ao Porto de Açu, no Estado do Rio de Janeiro. Esta nova frente de atuação da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será tema de audiência nesta quarta-feira (23/9/20).

A reunião está marcada para as 9 horas, no Plenarinho IV. Os deputados vão ouvir dirigentes da área de logística do Porto de Açu sobre o potencial do empreendimento e também a viabilidade do uso da Linha Mineira.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Participam da reunião o diretor de Terminais e Logística e o gerente de Logística do Porto de Açu, João Paulo Araujo Braz e Rômulo Calzavara de Sousa, respectivamente. A audiência foi solicitada pelos membros da comissão, presidida pelo deputado João Leite (PSDB).

Segundo informações do gabinete do parlamentar, o Porto de Açu, empreendimento da Prumo Logística baseado em São João da Barra (RJ), tem interesse em escoar a produção da Zona da Mata mineira, o que poderia tornar viável a conexão com a Linha Mineira.

O traçado dessa antiga ferrovia sai da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e passa pela Zona da Mata, chegando até Recreio, ainda em Minas Gerais. Já no Estado do Rio de Janeiro, haveria outros trechos de ferrovias que poderiam ser conectados para fazer a ligação com o Porto de Açu.

Ainda de acordo com a assessoria de João Leite, além do próprio Porto, há outras empresas de logística interessadas em adquirir ferrovias, o que poderia viabilizar a reativação da Linha Mineira.