Desde 2015, a Assembleia participa das ações do mês de conscientização sobre o suicídio - Arquivo ALMG
Prevenção ao suicídio é tema de atividade aberta ao público no Setembro Amarelo

Assembleia apoia o movimento Setembro Amarelo

Mais uma vez, Legislativo de Minas soma forças a outras instituições em campanha de prevenção ao suicídio.

18/09/2020 - 14:45

Medo da doença, isolamento social e problemas econômicos são alguns dos desafios impostos à população brasileira pela pandemia de coronavírus, que podem causar transtornos emocionais e que tem tudo a ver com um tema em debate no mês de setembro: o suicídio.

Neste mês, a Asssembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) adere, novamente, à campanha nacional de conscientização Setembro Amarelo, cujo principal objetivo é alertar a sociedade para a realidade do auto extermínio no Brasil e no mundo e sobre as formas de prevenção possíveis.

A campanha Setembro Amarelo 2020: “É preciso agir”, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), visa conscientizar a população, fomentar ações efetivas de prevenção das doenças mentais e ajudar na desmistificação do tema, para que diminuam os casos de suicídio em todo o País.

Para marcar a adesão e destacar o assunto, o Palácio da Inconfidência, prédio principal da ALMG, ganhará iluminação especial, entre os dias 21 a 28 de setembro. A iluminação em amarelo é a forma utilizada pelo movimento para identificar os locais públicos que apoiam a causa.

Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou sobre os efeitos da pandemia de Covid-19, como angústia, depressão e ansiedade, além dos transtornos provocados por abuso de substâncias químicas, que podem aumentar os fatores de risco que fazem a pessoa atentar contra a própria vida. A entidade estimula as pessoas a falarem abertamente e de forma responsável sobre o assunto.

Laços de Consciência – Na Assembleia, a campanha Setembro Amarelo integra o projeto "Laços de Consciência", que reúne várias ações de sensibilização sobre temas afetos aos bem-estar social dos mineiros, em especial os relacionadas à saúde. As iniciativas, somadas às atividades do processo legislativo, buscam qualificar e dar mais visibilidade a esses assuntos, contribuindo para aumentar a conscientização da população.

Tema também será tratado em live com especialista

Para discutir o assunto, que ganha contornos ainda mais delicados no contexto de pandemia e isolamento social, a Assembleia promoverá, na última segunda-feira do mês (28), às 10 horas, uma live com a médica psiquiatra e membro da diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria, Marília Brandão Lemos; e a psicóloga clínica e servidora do Núcleo Psicossocial (NUP) da Gerência-Geral de Saúde Ocupacional da ALMG, Daniela Piroli Cabral.

A mediação do evento, que terá como tema a “Prevenção ao suicídio no contexto de isolamento social”, será feita pelo também psicólogo do NUP, Cesar Fernandes Cotta Pacheco. O debate terá ainda a participação de outros integrante da equipe do NUP da Assembleia.

A live será transmitida pelo canal da ALMG no YouTube e tem duração previsa de uma hora. O público poderá enviar perguntas para os convidados ao longo da transmissão, por meio do chat do YouTube.

Dados - Desde 2015, a ALMG apoia o movimento Setembro Amarelo. A campanha tem como ponto de partida a data símbolo que é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já no que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Calcula-se que aproximadamente 1 milhão de casos de mortes por suicídio são registrados por ano em todo o mundo.

No Brasil, os casos anuais passam de 12 mil, mas estima-se que esse número é bem maior, devido à subnotificação. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como a depressão e o transtorno bipolar, muitos não identificados ou não tratados adequadamente. O cenário é considerado preocupante e serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante no âmbito da saúde pública.

Esses e outros dados podem ser acessados no site oficial do movimento Setembro Amarelo.