Dudu Lima apresenta
Quarteto de Violões Horizontes apresenta o concerto “¡Fandango!”, de músicas espanholas
Priscila Patta faz parte da dupla que apresenta a coreografia Conversa Comigo, que trata do diálogo de pessoas que convivem a distância
Forno Harmônico homenageia o poeta Oscar José Medeiros Jr

Semana cultural terá música espanhola e homenagem a poeta

Minas Arte em Casa também abordará o isolamento social e a convivência a distância; atrações são sempre às 19h.

10/09/2020 - 13:09

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove mais uma semana de atrações culturais virtuais para o público, durante esse período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19. O projeto de apoio e fomento à cultura Minas Arte em Casa traz concerto de música espanhola, teatro infanto-juvenil abordando o isolamento social, dança com o foco no diálogo e na convivência a distância, além de vídeo em homenagem ao poeta Oscar José Medeiros Jr. e de música flamenca com sentimento de saudade.

Os encontros serão desta segunda (14/9/20) a sexta-feira (18), todos às 19 horas, pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG. Depois das estreias, as apresentações continuam disponíveis nas redes sociais da Casa.

A programação traz sempre, às segundas-feiras, performances de música erudita; as terças são destinadas ao teatro infantil e juvenil; às quartas, são exibidos espetáculos de dança; às quintas, entra em cena o teatro adulto. Para encerrar a semana, na sexta-feira, música popular.

Desde 3 de agosto e até o dia 25 de setembro, 40 artistas selecionados pelo Minas Arte em Casa se apresentam pelos canais da ALMG. O projeto integra o programa Assembleia Cultural e tem como objetivo colaborar para o enfrentamento da crise econômica do setor causada pela Covid-19.

Programe-se para as próximas atrações:

  • Segunda-feira (14): Repertório espanhol com Quarteto de Violões Horizontes

O Quarteto de Violões Horizontes traz ao Minas Arte em Casa o concerto “¡Fandango!”, que tem como conceito musical a essência do repertório espanhol, centrado no gênero fandango. Serão apresentadas obras de Luigi Boccherini e Federico Moreno Torroba.

Luigi Boccherini é italiano, mas viveu boa parte de sua vida na Espanha, com forte influência desse estilo sonoro. Já as peças do compositor espanhol Federico Moreno Torroba, que serão apresentadas, exploram as várias vertentes do repertório espanhol, percorrendo desde a música ritmada e festiva até as melodias cativantes e singelas, dotadas de sentimentalismo.

Fundado em 2015, o quarteto completa cinco anos de trajetória. O grupo se formou na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde, na época, seus integrantes cursavam o bacharelado em violão. O quarteto é formado pelos violonistas Leonardo Araujo Alves, Roger Deboben, João Pedro Morales e Dinobergue Viana.

Os músicos já se apresentaram em diversos festivais, como na série Palco Livre, do Conservatório da UFMG, e no Viva Música, da Escola de Música da UFMG.

  • Terça-feira (15): Contação de histórias para público infanto-juvenil

“Adoção” é uma contação de história ilustrada que nasce da necessidade das escritas cotidianas dentro do confinamento social devido à Covid-19. A apresentação é uma forma lúdica de extravasar a conexão diária que a artista Éle Fernandes tem vivenciado com a natureza e suas minúcias.

O uso da mão como personagem foi inspirado na infância da atriz, que adorava criar vários seres usando o próprio corpo, sem limites para a imaginação, brincando de ser humano, natureza ou animal. O confinamento, por sua vez, permitiu que a apresentação utilizasse elementos presentes na casa da artista: redes, sombras, madeiras, texturas e luz, o que traz uma sensação de intimidade e simplicidade à narrativa.

Éle Fernandes é atriz, formada pelo curso técnico Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também tem formação no curso básico de Teatro do Centro de Formação Artística (Cefart) e em Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro com ênfase em Circo, pelo Núcleo Valores de Minas.

Alguns trabalhos de Éle Fernandes, inclusive participando de mostras e festivais, foram: “Os negros”, “Festa bacana”, “Sinal vermelho”, “Não sou boneca” e “O amor tá na rua”.

  • Quarta-feira (16): “Conversa comigo” é a atração de dança desta semana

A coreografia “Conversa comigo” é uma reflexão sobre as possibilidades de diálogo entre pessoas que estão convivendo a distância, neste contexto de pandemia. Nela, os artistas Priscila Patta e Ítalo Augusto mostram a conexão feita após o envio e o recebimento de um e-mail. Eles começam a dançar o conteúdo da mensagem, como se estivessem lado a lado, no mesmo espaço físico.

A janela é a imagem que abre e fecha o trabalho, representando a interseção entre o mundo particular e o mundo coletivo. A trilha sonora, por sua vez, apresenta sons de voz humana, canto de pássaros, áudios diversos, com efeitos que ampliam a ideia de uma sonoridade possível para essa “conversa” entre os dançarinos.

Priscila Patta é co-fundadora da Rede Sola de Dança e do Coletivo #tapiocatouch. Formada em Dança pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua profissionalmente há 20 anos como bailarina, criadora, produtora, professora e pesquisadora de dança contemporânea e danças árabes. Criadora da abordagem de ensino-aprendizagem de dança Corpo-Onda, já teve seus trabalhos coreografados e ministrados em 13 países.

Ítalo Augusto é bailarino, pesquisador, coreógrafo, diretor, produtor e modelo vivo. Seu trabalho tem influência da dança contemporânea, estudo da performance e do espaço, da dança clássica e dos meios de sensibilidade e existência de um corpo. Em 2014, fundou o Intrínseco Coletivo de Criação, junto com outros artistas. Em 2015 começou a gerir, com outros colegas, a Rede Sola de Dança que em cinco anos trabalhou com cerca de 300 artistas brasileiros e internacionais.

  • Quinta-feira (17): Vídeo “Os Carmins e as outras cores vivem”

O vídeo “Os Carmins e as outras cores vivem” é uma homenagem ao poeta Oscar José Medeiros Jr feita pelo grupo Forno Harmônico. Sua escrita conduz a apresentação, permeada por imagens do escritor na cidade que adotou nos últimos anos de sua vida: São João del-Rei (Região Central). O poeta Oscar deixou um legado em forma de poemas escritos e áudios gravados, porém existem poucas imagens e vídeos dele, o que dá um valor ainda maior à apresentação.

O Forno Harmônico é uma (des)incubadora de projetos dedicada a auxiliar artistas, gestores, produtores culturais e agentes criativos a tirar suas ideias do papel, seus sonhos da cabeça e seus projetos “do forno”. Desde 2013 o grupo desenvolveu festivais, fóruns, mostras de compositores, performances poéticas, publicações e lançamentos de livros. 

O editor e diretor do vídeo, Pedro Lago, é produtor e gestor cultural, além de fundador do Forno Harmônico. É graduando em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo Cultural na Universidade Federal de São João del-Rei e especialista em planejamento e gestão de projetos.

O poeta Oscar José Medeiros Jr. nasceu em São Paulo, em 26 de outubro de 1960. Mas foi na cidade de São João del-Rei que o escritor morou nos seus últimos 20 anos de vida. Além de cerca dos 140 poemas e um monólogo, ‘O Paráclito’, deixou como legado dezenas de canções com letra e melodia e três roteiros para teatro, sendo: “A casa das alturas”, “A casa das artes” e “A casa do tempo”. Faleceu em setembro 2017, logo após lançar seu primeiro e único livro: “Autobiografia poética”.

  • Sexta-feira (18): “A canção de Vera Lúcia”, com o músico Dudu Lima

Dudu Lima apresenta "A canção de Vera Lúcia", criada a partir do sentimento de saudade de uma pessoa querida pelo artista. Na canção, a influência do flamenco está presente com seu conteúdo dramático e emocional, características marcantes dessa escola musical.

Reconhecido como um dos maiores instrumentistas brasileiros da atualidade, Dudu Lima já gravou 11 CDs e 7 DVDs. Contrabaixista, compositor e arranjador, o músico mineiro faz parte do Dudu Lima Trio, formado também por, Ricardo Itaborahy (piano, teclados e vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão).

Suas gravações contam com participações especiais de grandes nomes da música brasileira e internacional, como Milton Nascimento, João Bosco, Wagner Tiso, Toninho Horta, Emmerson Nogueira, Hermeto Pascoal, Jean Pierre Zanella (Canadá) e Stanley Jordan (USA).