Montes Claros, no Norte, será um dos municípios beneficiados com as regras mais brandas da onda verde do plano - Arquivo ALMG

Abertura econômica avança no Norte e regride no Noroeste

Regiões são as únicas que mudam de fase no Plano Minas Consciente, segundo deliberação publicada nesta quinta (3).

03/09/2020 - 12:25

Minas Gerais, Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (3/9/20), traz a Deliberação 82, do Comitê Extraordinário Covid-19, que altera o anexo da Deliberação 45, de maio deste ano. A nova norma muda a classificação das fases de abertura de duas macrorregiões de saúde do Estado, como parte do Plano Minas Consciente, instituído pelo governo mineiro no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A deliberação publicada nesta quinta determina que a macrorregião Noroeste regrida da onda amarela para a vermelha. Em sentindo contrário, o Norte do Estado evolui da amarela para a onda de menor restrição, a verde.

O Plano Minas Consciente prevê três ondas: vermelha (apenas serviços essenciais), amarela (não essenciais) e verde (não essenciais com maior risco).

Com a reclassificação, Minas Gerais agora tem duas regiões na faixa de alta restrição (Nordeste e Noroeste), apenas uma na onda verde (Norte) e todas as demais na amarela.

A onda verde engloba atividades como cinemas, academias e serviços turísticos. Na onda amarela, estão, por exemplo, o comércio de vestuário, de móveis e papelaria. Já a onda vermelha inclui atividades como supermercados, farmácias, serviços de transporte e telecomunicação. Confira em qual onda se encontra cada segmento.