Etapa estadual do projeto tem encerramento com estudantes no Plenário da Assembleia Legislativa. Arquivo ALMG
Polo Metropolitano realizou votação de propostas remotamente

PJ Minas discutirá meio ambiente também em 2021

Projeto de 2020 será estendido; coordenadores buscam manter interação com jovens, até a volta da atividades presenciais.

25/08/2020 - 12:45

Diante das limitações impostas pela pandemia de covid-19, os atuais coordenadores do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) decidiram estender a edição 2020 para 2021, de modo que os jovens tenham a oportunidade de discutir e propor ações para o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com direito às atividades presenciais, que sempre foram tão ricas para os estudantes.

A decisão foi tomada em reunião virtual realizada na última quinta-feira (20/8/20), entre a coordenação estadual, representantes de 16 polos regionais do projeto e outros parceiros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na realização do PJ Minas. Apesar das dificuldades encontradas, principalmente pelas cidades menores, onde há muitos alunos sem acesso aos meios digitais, a maioria se mostrou disposta a manter toda a interação possível entre os jovens, mesmo com a necessidade de distanciamento social e as escolas fechadas. 

Equipes de municípios como Piedade do Rio Grande (Polo Vertentes), Malacacheta (Polo Alto Jequitinhonha/Mucuri), Carvalhópolis (Polo Sul IV), Três Pontas (Polo Sul II), Arcos (Polo Oeste), Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo (Polo Médio Piracicaba), presentes à reunião, se mostraram muito satisfeitos com a extensão do projeto, pois não haviam conseguido realizar as atividades propostas sem a possibilidade de contato presencial com os alunos. 

O grupo agora analisa sugestões que foram apresentadas durante a última reunião, com o objetivo de montar um plano conjunto de novas ações para o PJ Minas. O plano deverá definir, por exemplo, como se dará a participação dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental, qual será o formato dos cursos de capacitação de coordenadores e, ainda, como se dará a inscrição de novas câmaras interessadas em participar do projeto em 2021. Outra reunião está marcada para a próxima segunda-feira (31/8/20).

"A realidade dos municípios é muito diversa. Precisamos construir as soluções conjuntamente, para que todos possam avançar juntos", disse a gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz. A coordenação estadual está cadastrando voluntários, entre os coordenadores regionais, para ajudar na organização das reuniões, que devem passar a ser semanais.

 Solidariedade e compartilhamento geral seguem como alternativa

Já os municípios que conseguiram avançar oferecem compartilhamento de produtos para toda a rede do Parlamento Jovem, como os vídeos com conteúdos de formação feitos pela equipe de Paracatu (Polo Noroeste). O coordenador Vinícus Mendonça disse que seguiu o exemplo do município de Guaxupé (Polo Sudoeste), que primeiro fez as oficinas em formato de vídeos, e que o material agora está disponível para todas as cidades que quiserem utilizar.

Coordenadora do PJ de Malacacheta, Deliane Barbosa contou que no município um grupo de 13 alunos "não deixa o projeto parar". A Câmara municipal vai realizar, agora em setembro, o II Seminário de Educação Política, cujo público-alvo são os candidatos a vereador na cidade. A ideia é que os próprios jovens repassem conteúdos de formação política para esses candidatos.

Deliane Barbosa, uma das que se declaram apaixonadas pelo Parlamento Jovem, sugeriu que todas as câmaras participantes se unam e que, a cada 15 dias, uma cidade fique responsável por produzir alguma ação ou conteúdo que possa ser compartilhado

Para manter ativa a interação entre os estudantes, a coordenadora do Polo Metropolitano, Edelways Campos Farias, afirmou que está sendo feita uma sondagem para levantar temas relevantes do cotidiano dos jovens, que depois serão discutidos em lives com profissionais de saúde e outros. A primeira deverá ser realizada no início de setembro. "Vamos divulgar em nossos grupos para que todos, de todas as cidades, possam participar", diz a coordenadora, que é servidora da Câmara de Belo Horizonte.

Ajuda mútua - Essa união em torno do PJ Minas, na opinião de Edelways Campos, é fundamental, principalmente para os municípios menores, que não têm muita capacidade de mobilização ou produção de conteúdo, nos meios digitais. "Juntamente conosco, no polo, estão Felixlândia e Juatuba. Se não fosse pelos trabalhos que desenvolvemos aqui, talvez eles já tivessem desistido", disse.

O Polo Metropolitano conseguiu concluir a etapa municipal do projeto e realizou de modo virtual, também na última quinta-feira (20), sua plenária. Os jovens discutiram e votaram 25 propostas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sendo que seis delas foram priorizadas. Tudo isso ficará registrado, para ser aproveitado nas etapas seguintes, de acordo com o novo calendário 2020/2021.

Em se tratando de educação para cidadania, melhor um pouco do que nada. A frase define a motivação dos coordenadores. O servidor da Escola do Legislativo da ALMG Ricardo Moreira, que faz parte da coordenação estadual, afirma que o calendário oficial do projeto ainda não pode ser redefinido, porque tudo vai depender do desenrolar dos fatos relativos à pandemia. "Mas faremos de tudo para estabelecer uma rotina de atividades que mantenha viva a rede do PJ e para que possamos nos sair bem no momento pós-pandemia", disse ele.