Casos de Covid no sistema prisional pautam reunião
Presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, participa de audiência nesta quinta (20) para tratar do assunto.
19/08/2020 - 10:43Discutir a situação do sistema prisional e socioeducativo de Minas Gerais no contexto da pandemia de Covid-19. Esse é o objetivo de uma audiência que o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), vai participar nesta quinta-feira (20/8/20), às 16 horas, no Salão Nobre.
A audiência foi solicitada pelo deputado Doutor Jean Freire (PT), que preside a Comissão de Participação Popular. Participarão da reunião, que será realizada de modo virtual pelo Zoom, representantes do coletivo de conselhos profissionais e sindicatos, composto por entidades das áreas da saúde, direito e serviços públicos que têm relação com as atividades desenvolvidas no sistema prisional do Estado.
Na ocasião, o coletivo irá entregar ao presidente da ALMG um documento que demonstra aumento de casos de Covid-19 entre internos, familiares e trabalhadores do sistema prisional e socioeducativo. O documento também lista possíveis soluções.
Duas entidades do movimento estarão representadas presencialmente na audiência. São elas: o Conselho Regional de Psicologia da 4ª região, pela sua presidente, Lourdes Machado; e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos/MG), também pela sua presidente, Magda Andrade Neves.
Números - Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Minas Gerais tem 60 mil detentos. Notícias divulgadas pela mídia no fim de junho relataram 321 casos de confirmação da doença no sistema prisional do Estado. Até aquele momento, dois detentos tinham morrido em decorrência da Covid.
De acordo com a Sejusp, algumas medidas foram tomadas para evitar a disseminação do coronavírus. As visitas presenciais foram suspensas, diminuindo a circulação de pessoas, e a entrega, até então opcional, de kits suplementares, contendo alimentos, remédios, entre outros itens, também está interrompida, para conter o fluxo de materiais contaminados.
No âmbito nacional, também tem crescido o número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus no sistema prisional. De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse número chegou a 13.778 no último dia 22 de julho, com um aumento de 99,3% em 30 dias. O número de mortos chegou a 136 no País até aquela data.