Comitê Covid-19 também cancelou cerimônias de entrega de medalhas, como a de JK, em Diamantina - Arquivo ALMG

Município com até 30 mil habitantes pode adotar onda amarela

Decisão do Comitê Covid-19 exige que cidades atendam critérios do Minas Consciente. Onda inclui serviços não essenciais.

06/08/2020 - 11:11

A partir do próximo sábado (8/8/20), os municípios mineiros com população igual ou inferior a 30 mil habitantes que atenderem aos critérios fixados no Plano Minas Consciente poderão adotar a onda amarela. É o que consta na Deliberação 74, do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada nesta quinta-feira (6/8/20) no Diário Oficial do Estado.

A norma altera outra deliberação do comitê, de nº 45, que aprovou a reclassificação das fases de abertura das macrorregiões de saúde previstas no Minas Consciente. O plano setoriza as atividades econômicas no Estado em três ondas – vermelha, amarela e verde. A onda amarela é a de segunda fase, de média restrição de atividades socioeconômicas, e inclui serviços não essenciais.

As ondas indicam qual o nível de abertura do comércio e da atividade econômica deve ser seguido, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do Estado e a taxa de evolução da Covid-19.

No texto da deliberação, é possível encontrar a lista das regiões reclassificadas. Outras informações também estão disponíveis no site do Plano Minas Consciente.

Cancelamento de condecorações - Outra norma do Comitê Covid-19, também publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (6), é a Deliberação 75, que dispõe sobre o cancelamento de cerimônias de entrega das condecorações e distinções honoríficas, enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia, como medida de prevenção sanitário-epidemiológica.

Com a decisão, ficam canceladas, entre outras, as cerimônias de entrega das Medalhas da Inconfidência, em Ouro Preto, e Presidente JK, em Diamantina (municípios da região Central do Estado); Santos Dumont, em Santos Dumont (Zona da Mata); Conselheiro Cristiano, em Belo Horizonte; e Comanda da Paz Chico Xavier, nos municípios de Uberaba (Triângulo Mineiro) e Pedro Leopoldo (Região Central). A lista completa de solenidades canceladas pode ser consultada no texto da deliberação.