Reunião desta terça (4) marcou a retomada dos trabalhos legislativos do segundo semestre
A elevação do número de casos e mortes por Covid no Estado preocupa o deputado Cristiano Silveira
Debate sobre momento certo para flexibilizar restrições tem opiniões divergentes

Ações de combate à Covid e o pós-pandemia dominam debates

Na reunião de Plenário desta terça (4), parlamentares divergiram sobre as medidas adotadas pelo Estado.

04/08/2020 - 18:40

A condução das políticas e ações de combate ao novo coronavírus e os planos para a retomada econômica após a pandemia foram tema dos discursos da maior parte dos deputados nesta terça-feira (4/8/20), durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Cristiano Silveira (PT) lamentou as 149 mortes por Covid-19 em Minas Gerais nas últimas 24 horas, número recorde desde o início da pandemia no Estado, que já atingiu 3 mil mortos e 135 mil contaminados. “No Brasil, não é diferente. Os números estão elevadíssimos”, alertou.

Nesse contexto, o deputado lamentou a demora do governo federal para criar um programa de crédito para micro e pequenas empresas e a divulgação equivocada de medicamentos sem eficácia comprovada, como a cloroquina.

Cristiano Silveira também defendeu a inclusão na pauta do Plenário de projeto, de sua autoria, que prevê a prorrogação dos contratos de trabalho do governo por tempo indeterminado.

Subnotificação - Concordando com o colega, André Quintão (PT) disse que os governos de Jair Bolsonaro e Romeu Zema estão subestimando o dano que a pandemia tem causado. “As pessoas dizem que Minas está com os números estabilizados, mas centenas ainda estão morrendo, sem contar a subnotificação, já que o Estado é um dos que menos testa no País”, apontou.

Ele ainda ponderou que, apesar de na média Minas Gerais contar com disponibilidade de leitos, em algumas regiões a situação já é crítica.

Decréscimo -Carlos Pimenta (PDT) saiu em defesa do governo mineiro, ao afirmar que a taxa de infecção de Minas é uma das menores entre os estados brasileiros, graças às medidas tomadas. “Também não tivemos saturação das redes hospitalares e, hoje, estamos com uma taxa controlável. E, por tudo isso, não tivemos um pico da doença”, avaliou.

Além disso, segundo o deputado, todas as regiões de Minas foram prontamente atendidas pelo governo e o secretario de Saúde, Carlos Amaral, tem atuado de forma exemplar. Na sua opinião, em cerca de uma semana, Minas registrará decréscimo no número de mortes e de contaminações.

Recuperação – Para Virgílio Guimarães (PT), a crise provocada pelo coronavírus está se prolongando muito e, em boa hora, a Assembleia inicia a discussão sobre a recuperação econômica do Estado. Conforme informou, começará a tramitar um plano de desenvolvimento para as regiões Norte e Nordeste de Minas.

O parlamentar disse ter sido designado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG para fazer estudos preliminares sobre o assunto, envolvendo principalmente a mineração. “Por gerar grande impacto ambiental e social, o setor mineral deve ser visto com responsabilidade. Ele traz benefícios, mas também riscos. Por isso temos que pensar nas contrapartidas”, refletiu.

Deputado anuncia obras no Vale do Aço

Celinho Sintrocel (PCdoB) comemorou o anúncio, feito pelo Governo de Minas, de investimento em duas rodovias na sua região de atuação, o Vale do Aço. Serão R$ 140 milhões, para a realização de obras na LMG-760 e na estrada Parque Bispo Dom Helvécio.

Os recursos são da Fundação Renova, obtidos por meio de acordo homologado pela Justiça. É uma medida compensatória a ser bancada pela fundação, pertencente à Samarco, responsável pelo rompimento de barragem em Mariana (Região Central), em 2015.

Para o deputado, a obra é fruto da união de várias forças: seu gabinete, prefeituras beneficiadas, o Governo de Minas e a população regional. “Essas obras vão melhorar o fluxo entre as BRs 262 e 381, atraindo investimentos, gerando emprego e renda”, comemorou.

Emenda - A destinação de parte das verbas parlamentares do seu mandato, por meio de edital, para premiar escolas públicas com bom rendimento foi o tema abordado por Laura Serrano (Novo).

De acordo com a deputada, o edital, batizado de “Corrida do Saber”, utiliza notas do Proeb, avaliação anual da educação básica em Minas, para premiar as escolas com maiores notas e maior evolução entre um ano e outro. Na primeira edição, 37 escolas foram premiadas.

Pouso Alegre - Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), por sua vez, prestou homenagem à Arquidiocese de Pouso Alegre, que está completando 120 anos e tem 69 paróquias a ela vinculadas. 

O deputado registrou ainda sua satisfação por ter sido aprovada no orçamento do Estado uma emenda de sua autoria destinada ao turismo. Ele ainda lembrou de outra emenda aprovada no Congresso Nacional para que os circuitos turísticos recebam recursos.

Verba indenizatória – Alencar da Silveira Jr. (PDT) criticou matéria jornalística da TV Globo que citou parlamentares que mais gastaram verbas indenizatórias durante a pandemia. Ele afirmou que essas verbas são iguais para os deputados e que, portanto, não caberia citar apenas alguns.