Desemprego aumentou em Minas Gerais no primeiro trimestre de 2020 - Arquivo ALMG

Impactos da Covid-19 sobre o desemprego pautam audiência

Comissão também vai debater as iniciativas do governo federal para manter emprego e renda durante a pandemia.

15/06/2020 - 17:17

Minas Gerais foi um dos 12 estados brasileiros que tiveram aumento no desemprego no primeiro trimestre de 2020, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o último trimestre de 2019, a taxa de desocupação no Estado saltou de 9,5% para 11,5%. A média nacional foi de 12,2%, número que voltou a crescer, para 12,6%, no trimestre móvel, encerrado em abril.

Esse impacto da Covid-19 sobre a ocupação no Estado é a pauta da audiência que a Comissão de Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (16/6/20), às 9 horas, no Auditório José Alencar. O requerimento é dos membros da comissão.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Deputados e convidados também vão discutir a Medida Provisória 936, de 2020, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, além de outras propostas do governo federal para essa área durante a pandemia.

A MP 936/20 prevê, entre outras medidas, a redução de salários e de jornada de trabalho por até 90 dias para preservar empregos. Poderá haver também suspensão temporária do contrato de trabalho. Nos dois casos, haverá compensação por parte do governo federal.

A presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, Tânia Cristina Teixeira, e o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Afonso Maria Rocha, estão entre os que já confirmaram a participação no debate. Sindicalistas e deputados federais também foram convidados.

Plenário – Ainda nesta terça-feira (16), às 14 horas, o Plenário realiza Reunião Especial destinada ao debate, pelos parlamentares, de proposições relacionadas à pandemia de Covid-19. As discussões são realizadas de forma remota para manter o distanciamento social.