Programa vai abordar projeto de monitoramento de esgoto em cidades da RMBH - Arquivo ALMG

Pensando em Minas debate recursos hídricos e saneamento

Tema integra discussão do Parlamento Jovem de 2020; estudantes do programa podem mandar perguntas até quarta (6).

04/05/2020 - 16:22

O último debate do Pensamento em Minas realizado em parceira com o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) será gravado nesta quinta-feira (7/5/20). O programa promoverá a análise sobre os recursos hídricos e o saneamento básico, com a participação remota dos palestrantes e do entrevistador, atendendo às medidas de distanciamento social em função da Covid-19. 

O Pensando em Minas é um programa da Escola do Legislativo, que aborda temas relacionados com política e Poder Legislativo, por meio de palestras e apresentações de teses e trabalhos de servidores da Assembleia Legislativa de Minas Grais (ALMG) ou pesquisadores de instituições mineiras de ensino superior.

Os estudantes que participam do programa podem enviar suas perguntas até a próxima quarta-feira (6), ao meio-dia, por mensagem para os perfis do PJ Minas no Instagram e no Facebook, além de perguntar nos comentários do post de divulgação e mandar videos por mensagem nas duas redes. 

Durante o programa, será abordado o projeto-piloto de monitoramento do esgoto em Belo Horizonte e Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) para descobrir informações sobre a disseminação da Covid-19 em comunidades específicas, ao longo do tempo.

Também será abordada a importância da prática das engenharias civil, sanitária e das águas como meio para redução das desigualdades sociais e da melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. 

Este encontro terá a presença do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carlos Chernicharo e do engenheiro civil Mauro da Costa Val. Carlos é doutor em Engenharia Ambiental pela Newcastle University (UK), pós-doutor pela Universidade de New South Wales (Austrália) e coordenador do projeto-piloto de monitoramento de esgoto. 

Mauro é especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFMG e em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ser mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. O debate será intermediado pelo consultor da Casa Alexandre Bossi.