Oficinas virtuais são disponibilizadas no canal da Câmara Municipal de Bocaiúva, no YouTube
Projeto cria oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação - Arquivo ALMG

PJ Minas desenvolve atividades on-line na quarentena

Câmaras municipais fazem uso de recursos tecnológicos para dar andamento ao projeto de formação política.

17/04/2020 - 11:26

A pandemia causada pelo coronavírus e a consequente necessidade de cumprir isolamento social têm trazido impactos no desenvolvimento de diversos projetos pelo mundo afora. Não tem sido diferente com o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), iniciativa voltada à formação política de estudantes do ensino médio, desenvolvida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais.  

O projeto, que em 2020 se dedica ao tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e conta com a participação de 110 câmaras, tem priorizado as atividades on-line neste momento.

Municípios participantes e a Escola do Legislativo da ALMG buscam inovar e fazer uso de recursos tecnológicos para dar continuidade à iniciativa, enquanto não é possível retomar as diversas atividades presenciais, conforme explica o coordenador estadual do projeto, Ricardo Moreira.

Neste momento, o PJ Minas está na fase de implantação nos municípios participantes. “Estamos acompanhando as iniciativas das cidades de forma remota. As câmaras estão encontrando soluções interessantes. A situação é nova para todos nós”, afirma Ricardo.

Uma dessas iniciativas é da Câmara Municipal de Guaxupé (Sul de Minas), que tem transmitido o conteúdo para formação referente ao PJ Minas deste ano por meio de vídeo-aulas. Mais de 90 estudantes da cidade recebem esse material durante a quarentena, conforme relata o analista de comunicação da câmara, Thales Moreira. A iniciativa está sendo replicada para mais de 60 municípios do Estado.

Thales explicou que, em Guaxupé, foi feito um cadastro dos telefones dos alunos que, por meio do WhatsApp, recebem os vídeos às quartas-feiras. “Agora, estamos gravando com especialistas sobre o tema deste ano. O material foi bem recebido por outras cidades também”, conta.

Os coordenadores do PJ Minas em Mar de Espanha (Zona da Mata), Rayla Pimentel e Luidi Becker, implementaram lives na fanpage do PJ da cidade. Rayla conta que elas garantem uma boa participação dos estudantes. Segundo a coordenadora, uma das lives abordou o tema e contou com a participação de uma profissional da área de ciências biológicas. Outra delas foi sobre formação política.

Outra ferramenta utilizada no município é o Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. “Disponibilizamos material complementar nessa ferramenta. Depois discutimos nas lives”, diz Rayla.

Também tem trabalhado com lives no Instagram o coordenador do PJ Minas em Ubá (Zona da Mata), Juliano Nascimento Peixoto Guimarães. Ele também relata que montou um grupo no WhatsApp com 63 estudantes e diariamente envia matérias e documentos pertinentes que embasam exercícios e reflexões. Segundo Juliano, tem sido desafiador trabalhar assim.

YouTube - Rosely Efraim, coordenadora do PJ Minas em Bocaiúva (Norte de Minas), tem dado andamento ao projeto por meio de oficinas virtuais disponibilizadas no canal da câmara no YouTube. Já foram realizadas três dessas atividades com conteúdos relativos à formação política e, posteriormente, será abordado o tema deste ano.

Nessas primeiras oficinas, palestrantes trataram de assuntos como os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e os princípios da administração pública, entre outros. Os estudantes puderam acompanhar ao vivo e mandar perguntas por meio de grupo de WhatsApp, criado pela coordenadora.

“Trinta e sete alunos participam desse grupo e têm enviado perguntas bastante criativas. O resultado tem sido positivo”, afirma.

Escola do Legislativo também investe em iniciativas on-line

A Escola do Legislativo da Assembleia também está se adaptando a esses tempos de isolamento social, no desenvolvimento do PJ Minas deste ano. O coordenador estadual do projeto, Ricardo Moreira, destacou que dois cursos on-line estão disponíveis na plataforma de ensino a distância. “Eram atividades complementares que, neste momento, viraram o carro-chefe para a formação dos estudantes”, conta.

No curso “É você que faz política!", o objetivo é refletir sobre a política, a sociedade e o papel dos cidadãos. A atividade, com duração de seis horas, está com inscrições abertas até 10 de agosto e deve ser concluída até 13 de agosto.

Já o curso “Linguagem e Parlamento”, com 18 horas, pretende desenvolver a oratória dos participantes e dar um suporte pra melhorar a redação das propostas, com foco na clareza, na coesão e na objetividade. As inscrições estão abertas até 14 de agosto e o curso pode ser feito até 20 de agosto.

Vídeos – Outra iniciativa da Escola, de acordo com Ricardo, é a disponibilização no Instagram e no Facebook do PJ Minas de vídeos a respeito de questões que permeiam o tema deste ano. “São gravados por estagiários da Escola do Legislativo. A ideia é que o jovem fale diretamente para o jovem e, assim, o conteúdo fique mais 'descolado'”, explica.

Além disso, Ricardo conta que às quintas-feiras serão disponibilizados para coordenadores do projeto links para vídeos, reportagens e documentos sobre o tema.

Segundo o coordenador estadual, quando as atividades presenciais puderem ser retomadas, haverá alguns ajustes de prazos do projeto, mas a plenária estadual entre 23 e 25 de setembro está mantida. Até o momento, foram canceladas visitas técnicas de abril e maio a polos regionais.

PJ Minas – O projeto de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Os subtemas do PJ Minas 2020 são: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade, Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e Recursos hídricos e saneamento básico.