A série é produzida pela Rádio Assembleia e traz análises econômicas e sociais da crise do coronavírus - Arquivo ALMG

Politiza aborda consequências da pandemia do coronavírus

A pesquisadora Débora Freire fala sobre os riscos da recessão, impactos para famílias de baixa renda e papel do Estado.

27/03/2020 - 12:10

As consequências causadas pela disseminação do coronavírus em escala mundial são os temas da nova série do podcast Politiza. Em quatro episódios, a jornalista Grazielle Mendes da Rádio Assembleia aborda diferentes impactos da pandemia com a economista e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Débora Freire.

Três episódios já estão no ar. No primeiro, a especialista avalia os riscos de recessão global, e, no Brasil, o crescimento econômico quase zero, o desemprego e a queda da renda.

Já no segundo, Débora Freire explica que as famílias de baixa renda serão cerca de 20% mais afetadas pela pandemia do que as demais famílias brasileiras. 

O terceiro episódio aborda as medidas tomadas pelo governo federal para enfrentar a crise do ponto de vista econômico. O último programa, que vai ao ar nesta sexta-feira (27/3/20), tem enfoque no papel do Estado e na responsabilidade dos homens públicos.

Em todos os episódios são abordadas as iniciativas adotadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para evitar a propagação do coronavírus, como a atuação parlamentar, a restrição da entrada às dependências da ALMG, a suspensão das atividades culturais e de eventos institucionais, além da flexibilidade da jornada de trabalho e a adoção do home office

De acordo com Grazielle Mendes, a nova série foi gravada em home office e, por esse motivo, foram necessários alguns ajustes. “Os episódios são menores, pois não temos ferramentas para fazer grandes edições. Os áudios, por exemplo, foram gravados pelo WhatsApp”, explica. A série foi produzida em parceria com o servidor Alevi Ferreira da TV Assembleia

Programa - Com o slogan "Tudo é política, mesmo quando parece que não é", o Politiza tem como objetivo mostrar como o fazer político interfere na vida dos cidadãos. Duas séries já foram ao ar. A primeira trata do rompimento da barragem de Brumadinho e o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o caso.

A segunda abordou a memória de mineiras que fizeram história no século XIX e mostrou como a luta por espaço, reconhecimento, respeito e igualdade continua nos dias atuais.

Os episódios estão disponíveis na página da Rádio no Portal da Assembleia e em plataformas de streaming como Spotify, TuneIn, DeezeriTunes e Google Podcasts