Notícias Rss

Nota técnica do Instituto Estadual de Florestas foi anexada ao projeto
Nota técnica do Instituto Estadual de Florestas foi anexada ao projeto - Foto:Ricardo Barbosa
12/03/2020 14h37

PL que altera limites da Serra do Papagaio volta a Plenário

Proposição recebeu parecer pela aprovação, em 2º turno, em reunião da Comissão de Meio Ambiente.

Está pronto para ir a Plenário, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 1.658/15, que modifica a área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Sul de Minas. O parecer de 2º turno foi aprovado em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nesta quinta-feira (12/03/20).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O projeto, de autoria dos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Duarte Bechir (PSD), modifica os limites do parque, ao acrescentar 5,7 mil hectares e retirar outros 2,8 mil hectares. Criado em 1998, o Parque Estadual da Serra do Papagaio está localizado nos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, todos no Sul de Minas. Atualmente, possui quase 23 mil hectares de extensão. Com a modificação, passará a ter 25.888 hectares.

De acordo com o relator, deputado Noraldino Júnior (PSC), em 13 de fevereiro deste ano foi anexada ao projeto nota técnica do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que contextualiza a necessidade de alteração dos limites da unidade de conservação e apresenta um histórico da tramitação do tema na Assembleia.

“Agora, em 2º turno, apresentamos emenda com o objetivo de suprimir da proposição o parágrafo único do artigo 1º e o seu correspondente Anexo II, por entendermos que é suficiente a definição dos novos limites contida no caput do artigo 1º”, explicou o parlamentar. Dessa forma, a comissão recomendou a aprovação do projeto com a emenda nº 1 ao vencido no 1º turno (texto aprovado no Plenário com alterações em relação ao projeto original). 

O objetivo da proposta é dirimir conflitos nos limites da unidade de conservação com propriedades de pequenos produtores rurais. Quando iniciou-se a gestão do parque, teria sido observado que no seu interior havia pastagens, residências e comunidades, enquanto áreas de relevante interesse ambiental e contíguas ao parque não estavam inseridas nos limites.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

22/05/2020

Polícia Civil apresenta kit para atender vítimas de abuso

Em videoconferência, médico-legista explica que coleta precoce de vestígios em crianças e adolescentes é fundamental.

22/05/2020

Comissão da Mulher participa de posse de conselheiras

Representantes da sociedade e do governo iniciaram, nesta sexta-feira (22), novo mandato no Conselho Estadual da Mulher.

22/05/2020

Uso da internet por crianças deve ser monitorado

Promotor de Justiça Casé Fortes defendeu em palestra, nesta sexta (22), educação e vigilância por pais e responsáveis.

21/05/2020

Medidas de segurança para categorias da saúde são aprovadas

Garantia de intervalos para descanso e parceria com hotéis para hospedagem dos profissionais são temas tratados nos PLs.

25/05/2020 Covid-19 - Medidas de proteção e estímulo às atividades no campo são previstas em novas leis
Seu browser não suporta flash player
00:02:50 | Download (2659kb)

25/05/2020 Trabalho e renda no campo motivam leis de apoio em tempos de pandemia de Covid-19
Seu browser não suporta flash player
00:02:54 | Download (2734kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter