Grupo discutiu encaminhamentos às recomendações do relatório da CPI que ainda não foram atendidas

Grupo da Barragem de Brumadinho analisa recomendações

Participantes também vão solicitar reunião com Bombeiros para apurar situação dos 11 corpos não encontrados.

12/03/2020 - 12:28

O Grupo de Trabalho da Barragem de Brumadinho, instituído pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se reuniu, nesta quinta-feira (12/3/20), para analisar 20 das 150 recomendações previstas no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e discutir encaminhamentos àquelas que ainda não foram atendidas.

Uma das recomendações não realizada é a instalação, por parte da Agência Nacional de Mineração (ANM), de uma sala informatizada, com plantão 24 horas, para monitorar barragens com dano potencial alto. O grupo de trabalho decidiu solicitar à direção da ANM um posicionamento sobre a demanda, sugerida pelo próprio órgão como alternativa para tentar compensar a falta de pessoal para a fiscalização.

Entre as recomendações atendidas, está o acompanhamento ao acolhimento da Vale aos animais resgatados em consequência do rompimento da Barragem de Brumadinho, bem como a reintrodução de espécies de animais silvestres no seu habitat. Esse monitoramento vem sendo realizado pelo Instituto Estadual de Floresta.

Corpos não encontrados -  O coordenador do grupo, deputado André Quintão (PT), afirmou que vai agendar reunião com o comando do Corpo de Bombeiros, a fim de obter informações sobre a situação da busca aos 11 corpos que ainda não foram encontrados. O parlamentar também defendeu que o grupo de trabalho passe a monitorar os processos criminais envolvendo as pessoas que foram responsabilizadas pelo desastre em Brumadinho, lembrando que as denúncias acatadas pela Justiça seguem linha semelhante à do relatório da CPI.

Essa foi a quarta reunião do grupo, instituído em setembro de 2019 pela ALMG com o objetivo de monitorar a implementação das recomendações do relatório da CPI. Seus outros integrantes são os parlamentares que foram membros efetivos da CPI: Gustavo Valadares (PSDB), Sargento Rodrigues (PTB), Cássio Soares (PSD), Glaycon Franco (PV), Noraldino Júnior (PSC) e Beatriz Cerqueira (PT).