Comissão de Saúde debate medidas de prevenção ao coronavírus
Audiência pública pretende ouvir representantes do governo e de instituições de pesquisa.
09/03/2020 - 12:22 - Atualizado em 09/03/2020 - 14:04A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública, nesta quarta-feira (11/3/20), para debater as medidas que vêm sendo adotadas pelo Estado para impedir a proliferação do novo agente do coronavírus, o covid-19, que se tornou uma epidemia em diversos países do mundo. A audiência pública será no Plenarinho I, a partir das 10 horas.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.
O requerimento para a realização da reunião é de autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT), que destacou também a importância de iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vem trabalhando na criação de um teste para a detecção do covid-19. “É papel desta Casa promover a discussão entre pesquisadores e o Poder Executivo com a finalidade de adotar medidas de prevenção e combate corretas, antes de uma proliferação maior da doença pelo Estado”, afirmou o deputado.
Doutor Jean Freire também argumentou que a reunião é oportuna tendo em vista que países muito frequentados por brasileiros, como a Itália, já registram um número elevado de casos. Entre os convidados para a audiência pública na ALMG estão o secretário de Estado de Sáude, Carlos Eduardo Pereira da Silva, e o coordenador do Curso de Pós-Graduação em Microbiologia e do Estudo para Detecção do Coronavirus, Flávio Guimarães da Fonseca.
Até domingo (8/3/20), já haviam sido confirmados 25 casos de infecção por covid-19 no Brasil: 16 em São Paulo, três no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um em Minas Gerais, um no Espírito Santo, um no Distrito Federal e um em Alagoas. O caso mineiro foi identificado no município de Divinópolis (Centro-Oeste), de uma mulher de 35 anos, que esteve na Itália.
Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O covid-19, que vem preocupando as autoridades sanitárias de todo o mundo, foi identificado pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, na China. No final de janeiro, a Organização Mundial da Saúde classificou a disseminação do covid-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Para controlar a situação, foram recomendadas providências para detecção precoce, isolamento e manejo adequados dos casos, investigação e monitoramento dos contatos, além da notificação oportuna.