Postagem da Seapa gera polêmica e será debatida

Texto insinua irregularidades em fiscalizações ambientais e deputado quer cobrar explicações.

03/03/2020 - 16:22

REUNIÃO ADIADA. AINDA SEM DATA.

 

Uma postagem nas redes sociais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) causou polêmica e será tema de debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (3/2/20). O texto diz que a pasta vai acompanhar as fiscalizações feitas pelos fiscais ambientais em propriedades rurais para coibir abusos, o que foi considerado por alguns como ofensivo aos fiscais.

A reunião será realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e está marcada para 10h no auditório da Casa Legislativa. O autor do requerimento, deputado Noraldino Júnior (PSC), afirmou, em reunião anterior, que muitos setores têm trabalhado para prejudicar a fiscalização ambiental e desqualificar os profissionais que atuam na área. Assim, segundo ele, é preciso questionar os responsáveis pela postagem que práticas eles pretendem coibir e solicitar provas de que essas acontecem.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Para prestar esclarecimentos foi convidado especificamente o coordenador geral do Núcleo de Gestão Ambiental da Seapa, Pedro D'Ângelo Ribeiro, citado na postagem. A mensagem com a polêmica trata de uma reunião desse servidor com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Durante a reunião, teria ficado decidid que o acompanhamento das fiscalizações seria feito durante um mês.

O deputado Noraldino Júnior salientou que, além de debater esse acompanhamento e as supostas irregularidades nas fiscalizações, devem ser discutidas as atribuições da Seapa para saber se a pasta tem a atribuição que quer para si nessas ocasiões. O parlamentar afirmou que acredita que a postagem foi feita sem a autorização da secretária Ana Valentini, que, para ele, tem se mostrado aberta para debater as questões ambientais.

A secretária também foi covnidada a participar da audiência pública. Até agora, porém, o único convidado que confirmou sua participação foi o subsecretário de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Lucas da Silva.

Consulte a lista completa de convidados para reunião.