Comissão parlamentar recebeu representantes da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas do Governo do Estado

Campanha adverte sobre consumo abusivo de álcool no carnaval

Estado priorizará intervenções educativas em Belo Horizonte, onde se espera um público de até 5 milhões de pessoas.

12/02/2020 - 16:43

Se cuide, não abuse” é o recado da campanha de prevenção contra o consumo excessivo de álcool e outras drogas que o Governo do Estado está promovendo em 2020, e que será reforçado durante o carnaval. O tema foi discutido nesta quarta-feira (12/2/20) pela Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião solicitada por sua presidenta, deputada Delegada Sheila (PSL).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

A campanha preventiva do Estado foi elaborada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com as Secretarias de Estado de Saúde e de Educação. A principal preocupação desses órgãos é com o consumo abusivo de álcool, que responde pelo maior volume de danos durante o período carnavalesco, servindo ainda como um primeiro passo para a experimentação de outras drogas, violência, direção irresponsável ou sexo sem proteção.

A deputada Delegada Sheila elogiou o enfoque prioritário da campanha sobre o álcool, destacando a gravidade do problema da venda desse tipo de bebidas para menores de idade, algo muito comum em Minas Gerais, especialmente em momentos festivos. Segundo dados citados pela parlamentar, grande parte dos chamados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), durante o carnaval de Belo Horizonte, em 2019, envolveu o abuso de álcool e drogas por crianças entre 10 e 14 anos de idade.

De acordo com a superintendente da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Subpod) da Sedese, Patrícia Magalhães, o foco principal da campanha preventiva será Belo Horizonte, uma vez que são esperadas 5 milhões de pessoas no carnaval deste ano. “Fizemos uma intervenção no pré-carnaval do dia 9 de fevereiro e já havia 200 mil pessoas”, afirmou a subsecretária.

Até o período carnavalesco serão distribuídos leques com as mensagens educativas, nos pontos de concentração de foliões, em parceria com a Polícia Militar e também com o Bloco Bartucada, que divulgará a campanha nas apresentações que fará em Belo Horizonte e outras 11 cidades do interior de Minas. No dia 20 de fevereiro, o Estado também promoverá um “Esquenta da Prevenção”, na Cidade Administrativa, com banda Amos, da PPMG, e a Corte Momesca.

Patrícia Magalhães ressaltou a importância da realização de campanhas que sigam diretrizes internacionais de comprovada eficácia. “É importante a realização de programas de prevenção baseados em evidências científicas”, afirmou a superintendente.

A importância de não se assustar a população com campanhas como o “Diga não às drogas” também foi destacada pela coordenadora da Política de Álcool e Outras Drogas de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Watrislene Souza Duarte. Para ela, mensagens mais positivas, como aquela adotada pelo Estado, são melhor recebidas pela população e, por isso mesmo, mais eficazes.

Watrislene Duarte sugeriu que o Estado e as prefeituras realizem uma campanha educativa direcionada aos vendedores ambulantes, a fim de evitar que estes forneçam bebidas alcoólicas a menores de idade.

A deputada Ana Paula Siqueira (Rede), vice-presidente da comissão parlamentar, também manifestou preocupação com os altos índices de intoxicação de crianças e adolescentes. “Esperamos que esse carnaval registre um índice menor do que o do ano passado”, afirmou a deputada.