Equipe do Parlamento Jovem 2020 em Cambuí já está preparada para divulgação do projeto
Mobilização de estudantes na cidade de Poços de Caldas lotou teatro municipal
Polo Zona da Mata 1 realizou mais uma reunião na cidade de Mar de Espanha

Municípios já começaram suas atividades do PJ Minas 2020

Cidades participantes do projeto realizam reuniões e eventos de mobilização de estudantes locais.

13/02/2020 - 11:25

As atividades do programa Parlamento Jovem de Minas, edição 2020, já começaram em diversos municípios que participam do projeto deste ano, cujo tema é Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável. Coordenadores municipais e de polos se reúnem com vereadores nas câmaras parceiras, publicam editais e fazem eventos para mobilizar os estudantes da cidade.

Em Poços de Caldas (Polo Sudoeste), por exemplo, um encontro reuniu cerca de 300 alunos do ensino médio no Teatro da Urca, no último dia 11 de fevereiro. Ali, eles ouviram explicações sobre o objetivo e a dinâmica de realização do Parlamento Jovem, programa de formação política de jovens desenvolvido há 16 anos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com o apoio da Universidade PUC Minas.

Além de Poços de Caldas, muitas outras cidades como Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Camanducaia, Matias Barbosa, Leopoldina, Olaria, Iturama, Ponte Nova, Itajubá e Golçalves já deram início ao trabalho nos municípios.  Com o auxílio da Escola do Legislativo e com a própria experiência que já acumularam em anos anteriores, cada cidade organiza o seu cronograma de atividades, de modo a preparar os jovens para as discussões e a elaboração das propostas.

Presidentes de câmaras municipais, como o vereador Rodrigo Maia, de Passos, reúnem-se com professores, com representantes da superintendência de ensino local e com coordenadores, para discutir os detalhes da edição 2020. Nesta fase, também começam as reuniões com os monitores e com outras entidades que possam ser parceiras. 

A dinâmica do programa começa sempre no ano anterior, quando os próprios estudantes elegem o tema que será debatido no ano seguinte. Depois, segue-se a mobilização nas escolas de ensino médio dos municípios para definição dos alunos que vão participar e o início das discussões propriamente ditas.

Expectativa é que as discussões sejam cada vez mais ricas

Depois das oficinas e plenárias municipais, vêm as etapas regionais e a etapa estadual, onde é realizada a plenária final e definido o documento com as propostas dos estudantes sobre a temática da edição. Em 2019, os estudantes vindos de todas as partes do Estado chegaram à etapa estadual com 85 propostas, que foram analisadas em grupos de trabalho, priorizadas e votadas na plenária final. Um documento com 16 propostas consolidadas foi entregue à Comissão de Particpação Popular da Assembleia Legislativa.

Este ano, segundo Ricardo Moreira, servidor da ALMG e membro da coordenação estadual, a expectativa é que as discussões gerem ainda mais propostas de ação legislativa, sugestões e oportunidades de ação para as próprias câmaras municipais. "O tema meio ambiente é muito próximo da realidade dos jovens. Problemas de recursos hídricos, saneamento, enchentes, mineração, são muito concretos e estão no dia-a-dia deles",  afirmou o servidor.

A dinâmica do Parlamento Jovem cria a oportunidade de os jovens conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual, e essa participação acontece de fato. Tanto que, ainda segundo Ricardo Moreira, a partir deste ano, a coordenação estadual vai elaborar um plano para medir o impacto concreto da realização do projeto nos municípios. "Temos várias notícias boas, de resultados muito práticos, vindos de várias cidades", informou. 

Mais informações  - O Parlamento Jovem de Minas faz 17 anos em 2020. Nesta edição, são 114 cidades participantes, sendo 24 ingressantes. Os municípios foram agrupados em 18 polos regionais, dois a mais do que no ano passado.

Na página do projeto no Portal da Assembleia, estão reunidos diversos materiais que ajudam os participantes a desenvolverem suas discussões. Entre eles, uma série de vídeos produzidos pela TV Assembleia sobre mineração, queimadas, saneamento básico e uso de agrotóxicos. Os participantes também podem conferir conteúdos exclusivos nas páginas do Facebook e no Instagram do PJ Minas.