Questões como política de preços na Petrobras também já foram discutidas pela comissão

Comissão do Trabalho recebe servidores da Petrobras

Categoria está em greve e teme as consequências de uma eventual privatização da companhia.

07/02/2020 - 19:00

Em greve há uma semana, trabalhadores da Petrobras participam de audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social nesta terça-feira (11/2/20), quando serão debatidas a situação desses servidores e as consequências de uma eventual privatização da empresa.

A reunião será às 15 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), presidente da comissão, e da deputada Beatriz Cerqueira (PT).

Acompanhe a reunião ao vivo

Dirigentes de sindicatos ligados à categoria, como o Sindipetro e a Federação Única dos Petroleiros, estão entre os convidados para a audiência pública. O gerente-geral da Refinaria Gabriel Passos (Regap), Wagner Felício de Oliveira, também foi convidado.

De acordo com Celinho Sintrocel, um dos objetivos da reunião é buscar interlocução dos parlamentares com a Petrobras para que sejam abertas negociações com trabalhadores em greve. “Queremos uma saída que atenda aos interesses não apenas dos trabalhadores, mas da soberania nacional”, argumenta.

De acordo com informações do gabinete do parlamentar, um movimento mais abrangente em defesa da Petrobras já vem sendo desmontado internamente pela empresa e, hoje, mais da metade de seus funcionários são terceirizados. A greve, então, teria sido o último recurso para tentar impedir a venda da estatal.

“A Petrobras tem sentido estratégico para o País", reforça Celinho Sintrocel.