Escola que entrou para programa cívico-militar será visitada
Marcada para esta sexta-feira (20), a visita ao estabelecimento de Ibirité verificará demandas da comunidade escolar.
18/12/2019 - 16:24A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar, nesta sexta-feira (20/12/19), a Escola Estadual dos Palmares, em Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A visita está agendada para 10 horas. O objetivo é conhecer a estrutura física e as demandas para atendimento ao processo de adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).
A instituição foi escolhida, a partir de diagnóstico do Governo Estadual, para aderir ao programa federal no próximo ano. Além dela, a Escola Estadual Princesa Isabel, de Belo Horizonte, deve fazer parte do Pecim. Entre os fatores considerados para a escolha das escolas participantes, além da manifestação de interesse da comunidade escolar, está o baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade das escolas públicas.
Para cada uma das escolas que entrará para o Pecim, deve ser destinado R$ 1 milhão anualmente, recursos do governo federal que serão aplicados, por exemplo, no pagamento de militares da reserva que cuidarão da disciplina e da segurança no ambiente escolar. Segundo a assessoria da deputada Ione Pinheiro (DEM), as tratativas para a adesão já no início do ano letivo de 2020 estão em andamento, mas ainda não se sabe a data inicial para o repasse dos recursos e o início das atividades conforme as normas do Pecim.
Ainda de acordo com sua assessoria, a deputada é favorável ao modelo, que, para ela, levará mais disciplina aos estudantes.