Além de provocar 270 mortes, rompimento da barragem da Vale causou danos ambientais, sociais e econômicos

Deputados se reúnem com parentes das vítimas de Brumadinho

No encontro, será entregue o relatório da CPI da Assembleia que investigou as causas do rompimento da barragem da Vale.

12/12/2019 - 20:04

Parlamentares do Grupo de Trabalho da Barragem de Brumadinho, instituído pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se reúnem, nesta sexta-feira (13/12/19), com representantes das famílias das vítimas do rompimento da Barragem B1, da mineradora Vale, ocorrido em 25 de janeiro deste ano. A reunião será na Câmara Municipal de Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), às 10 horas. Na ocasião, os parlamentares vão entregar às famílias das vítimas o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho.

O relatório, aprovado na última reunião da CPI, em 12 de setembro deste ano, é resultado de seis meses de investigações, no âmbito da ALMG, sobre as causas da tragédia. O documento responsabiliza a Vale pelo rompimento e pede o indiciamento de 11 de seus dirigentes e funcionários, além de dois auditores da empresa Tüv Süd, que liberaram o funcionamento da Barragem B1.

Segundo a CPI, ficou claro que a mineradora sabia dos riscos de a estrutura se romper e, mesmo assim, deixou de adotar as medidas necessárias para evitar a tragédia, uma das maiores da história recente do País. O rompimento provocou as mortes de 270 pessoas, além de danos ambientais, sociais e econômicos diversos.

A criação do Grupo de Trabalho da Barragem de Brumadinho, formalizada em 17 de setembro deste ano, é um dos principais resultados da CPI. Seu objetivo é monitorar o cumprimento das recomendações do relatório final e contribuir para que as famílias das vítimas e os municípios afetados tenham a devida reparação dos danos.

Compõem o Grupo de Trabalho os deputados e a deputada que foram membros efetivos da CPI: Gustavo Valadares (PSDB), Sargento Rodrigues (PTB), Cássio Soares (PSD), Glaycon Franco (PV), Noraldino Júnior (PSC), André Quintão (PT) e Beatriz Cerqueira (PT).