O relator apresentou o substitutivo nº 1 ao texto original

Título de cidadão honorário vai ser concedido só pela ALMG

Pronta para Plenário PEC que também prevê prestação de contas semestral por secretarias e outros órgãos do Executivo.

12/12/2019 - 17:38

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 46/19, que atribui apenas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a concessão do título de cidadão honorário do Estado, está pronta para apreciação do Plenário em 2º turno. A comissão especial criada para examinar a proposição aprovou, nesta quinta-feira (12/12/19), parecer favorável à matéria, na forma do substitutivo nº 1.

Tendo como primeiro signatário o deputado Noraldino Júnior (PSC), a PEC altera os artigos 62 90 da Constituição do Estado. A proposta também mantém a cargo do governador a concessão das demais honrarias e condecorações. O autor argumenta que, “como o Parlamento é um ambiente plural, a escolha dos agraciados pelo título de cidadão honorário torna-se mais democrática”.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

O presidente da comissão e relator da proposição, deputado Cássio Soares (PSD), afirmou que ratificou o entendimento do Plenário. No entanto, justificou a apresentação do substitutivo como forma de aprimorar a proposição, especialmente quanto a um dos instrumentos de fiscalização do Legislativo em relação aos atos do Executivo.

Esse instrumento prevê o comparecimento semestral dos dirigentes das entidades da administração direta e indireta do Estado às comissões permanentes da ALMG. O objetivo é que eles prestem informações sobre a gestão das respectivas secretarias, entidades e órgãos no semestre anterior.