Privatizações de Serpro e Dataprev motivam audiência

Maior preocupação é com sigilo de dados pessoais e aumento da vulnerabilidade do combate a fraudes e corrupção.

10/12/2019 - 20:00

As possíveis privatizações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) serão discutidas em audiência pública na próxima quinta-feira (12/12/19). A reunião será realizada pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 14h30, no Plenarinho IV.

Acompanha a reunião ao vivo.

O requerimento que deu origem à reunião é da deputada Beatriz Cerqueira (PT). A parlamentar destaca a importância estratégica dessas estatais que armazenam dados fiscais dos contribuintes, além de informações do comércio exterior, segurança pública, pensionistas, veículos automotores e condutores.

Segundo a parlamentar, a audiência é uma reivindicação de entidades representativas de trabalhadores que alertam que privatizar o Serpro e a Dataprev significa, além de colocar em risco o sigilo e a segurança de dados de milhões de brasileiros, vulnerabilizar serviços de combate a fraudes e corrupção no Brasil.

Empresas - O Serpro está presente em todo o País, tem cerca de 9 mil empregados e é a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. A Dataprev, por sua vez, possui 3,6 mil empregados e é responsável pelo processamento das informações previdenciárias da Receita Federal, pelo pagamento mensal de cerca de 34,5 milhões de benefícios previdenciários e pela liberação do seguro-desemprego. Responde, ainda, pelas funcionalidades dos sistemas utilizados nas estações de trabalho das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine).