Presidente participa de cerimônia do Dia contra a Corrupção
Deputado Agostinho Patrus (PV) reforçou a importância da ética como um valor de toda a sociedade.
09/12/2019 - 18:28O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, nesta segunda-feira (9/12/19), de evento da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG) para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção.
A cerimônia ocorreu no auditório JK, na Cidade Administrativa. A data é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida, em 9 de dezembro de 2003, com mais de 110 países signatários.
No evento, a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que fez a palestra de abertura, defendeu que se mantenha o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais e se manifestou contra o “jeitinho brasileiro” no serviço público. Segundo ela, “a ética deve ser o marco civil regulatório da sociedade e uma competência e responsabilidade de todos”.
O deputado Agostinho Patrus citou dados da Transparência Internacional, os quais mostram que 54% da população brasileira acredita que tenha havido um aumento da corrupção e que 40% dos brasileiros já receberam propostas de venda de votos. “Enquanto em países desenvolvidos temos de um a um ano e meio de tempo médio de punição de corruptos, no Brasil, infelizmente o tempo médio desses processos é de aproximadamente dez anos. O combate à corrupção é um dever e compromisso de todos nós”, reforçou.
Autor do projeto que deu origem à Lei 23.417, que institui a Política Estadual de Combate à Corrupção, o deputado João Leite (PSDB) falou das expectativas de regulamentação por parte do Executivo estadual da legislação sancionada pelo governador em setembro deste ano. “Como deputados, também é nosso papel prevenir e impedir a perda de recursos por corrupção. Espero que o governo faça a devida regulamentação”, afirmou.
Além da palestra magna da ministra Carmem Lúcia, houve a premiação de Aline Cândido Barcelos e Amanda Iara Santos, alunas de escolas estaduais mineiras que venceram o “11º Concurso de Desenho e Redação da CGU”. O concurso, direcionado a estudantes de escolas públicas e privadas, teve como tema, nesta edição, “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”.