Estudante se manifesta em audiência sobre feminicídio em agosto deste ano

Estudantes recebem homenagem por concurso

Eles foram premiados por redação sobre o papel da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio.

06/12/2019 - 19:45

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima terça-feira (10/12/19), às 10 horas, no Plenarinho I, debate a realização do concurso de redação promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Também serão homenageados os estudantes vencedores.

Acompanhe a reunião ao vivo.

A reunião foi solicitada pela presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT). O concurso teve como tema “a importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio”. Ao todo, 2.123 estudantes de 97 escolas estaduais se inscreveram para participar da iniciativa.

Os concorrentes eram estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais pertencentes à jurisdição das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Carangola (Zona da Mata), Caratinga (Rio Doce), Coronel Fabriciano (Rio Doce), Divinópolis (Centro-Oeste), Januária (Norte), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte), Nova Era (Região Central), Ouro Preto (Região Central) e Ubá (Zona da Mata), além das Metropolitanas A, B e C.

No final de novembro, foi anunciado o vencedor: Daniel Paulo Fonseca Dornelas, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Engenheiro Caldas, em Caratinga. Ele conquistou o primeiro lugar com a redação “Educação: Forte meio de prevenção à violência contra a mulher”.

O concurso teve por finalidade promover conhecimentos acerca da dignidade da pessoa humana com ênfase no respeito às mulheres, incentivar o conhecimento acerca do processo histórico da condição feminina no Brasil, gerar reflexões e propostas de ação para prevenção às práticas de violência contra a mulher e o feminicídio, além de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas orientações para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O estudante autor da redação vencedora será premiado com um notebook e os classificados em 2º, 3º, 4º e 5º lugares serão premiados com um tablet, cada um. A redação vencedora será publicada nos sites institucionais e redes sociais da SEE, Sedese, ALMG e do MPMG. Os estudantes também receberão certificados de participação.

Convidados – Foram chamados a participar da reunião a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Patrícia Habkouk; o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Enéias Xavier Gomes; e a coordenadora da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Maria Izabel Ramos, entre outros.