Acervo ferroviário será cedido à Prefeitura de Araguari
Anúncio foi feito na visita da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras à cidade do Triângulo Mineiro, nesta sexta (6).
06/12/2019 - 19:35Os imóveis do Complexo Ferroviário de Araguari, que já foram transferidos ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), serão cedidos em breve à prefeitura do município do Triângulo Mineiro. A notícia foi dada pelo deputado Raul Belém (PSC), que participou de visita à cidade, realizada pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (6/12/19).
Segundo o parlamentar, que nasceu em Araguari e é suplente nessa comissão, nos próximos dias será publicada no Diário Oficial da União a medida, uma cessão não onerosa de todos esses imóveis.
“Todo esse patrimônio ferroviário tem uma história, mas precisamos pensar também no futuro”, declarou Raul Belém. “Estamos muito felizes, porque existe um grande trabalho nosso e de várias outras pessoas para garantir a preservação desse acervo e dar utilidade a ele”, comemorou.
Constam do patrimônio o chamado Palácio dos Ferroviários, além de oficinas e vagões da antiga Estrada de Ferro Goiás, esses últimos em estado de deterioração devido à falta de uso e manutenção. O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), que também participou da visita, destacou que há uma proposta de construir uma escola ferroviária na área das oficinas.
“A VLI pode perfeitamente oferecer isso a Araguari, numa parceria, para que aqui sejam treinados jovens que poderão trabalhar na ferrovia”, considerou ele, citando a empresa que atua na cidade e interliga ferrovias, terminais e portos para transporte de cargas. O presidente da comissão acrescentou que a empresa solicitou a concessão por mais 30 anos. “O relatório da renovação da concessão da VLI prevê também uma contrapartida para Araguari, que seria a criação da Escola Ferroviária, a recuperação de toda essa estrutura, a maior do Brasil, que está aqui abandonada”, informou João Leite.
Praça - Antes de visitar o acervo patrimonial ferroviário, os deputados foram ao local onde será construída uma praça no Bairro Canaan. Trata-se de uma obra de compensação a ser realizada pela VLI, com investimentos da ordem de R$ 520 mil, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Do projeto arquitetônico da obra, prevista para começar em 2020, constam a construção de quadra poliesportiva, parquinho e pista de caminhada, tudo com iluminação.
Outra obra de compensação em estudo é a construção de viaduto que ligará a avenida Coronel Belchior de Godoy aos bairros Goiás parte alta e São Sebastião e à MG-223. O Dnit enviará técnicos para analisar o projeto.
Também participaram da visita os seguintes representantes do Dnit: Marcelo Pinheiro Chagas, diretor de Infraestrutura Ferroviária; Francisco Mesquita, coordenador de Construções Ferroviárias; Eliézer Pestana, assessor de Relações Institucionais e Comunidades Sênior em Araguari; e João Batista Carvalho, assessor de Serviços Técnicos de Engenharia.