Capacitação de mulheres para o mercado pauta audiência
Reunião destacará projetos como o Programando Sonhos Delas, de formação em informática e reconhecido internacionalmente.
03/12/2019 - 18:03Projetos de capacitação de mulheres para o mercado de trabalho, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, serão discutidos em audiência de convidados nesta quinta-feira (5/12/19), às 9 horas, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O debate será realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e um dos destaques será o projeto Programando Sonhos Delas, que capacita mulheres em programação de informática e foi finalista do concurso internacional World Smart Award (Prêmio Mundial de Cidades Inteligentes) na categoria Cidades Inclusivas e Compartilhadoras.
A edição 2019 do prêmio foi encerrada em novembro passado, em Barcelona, na Espanha, sendo o projeto finalista desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Prodabel - Empresa de Informática e Informação do Município.
“Iniciativas como essa da prefeitura merecem o nosso apoio e aplauso. Elas são uma forma efetiva de enfrentamento à violência doméstica, na medida em que empodera as mulheres e contribui para a inserção delas no mercado de trabalho”, registra a presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT), que pediu a reunião com a deputada Celise Laviola (MDB) e com o deputado Ulysses Gomes (PT).
O projeto - As aulas do projeto começaram na primeira quinzena de setembro e vão até este mês de dezembro. As participantes recebem auxílio transporte e lanche. Por meio da busca de parcerias com empresas de tecnologia da informação, a Prefeitura atua para que as alunas participem de workshops e conheçam melhor a área de trabalho em que serão inseridas.
Conforme a PBH, além de serem qualificadas na programação web, as mulheres ainda devem participar da Rede Internacional Women Who Code, organização global dedicada a educar e a inspirar as mulheres a buscarem conhecimento e se destacarem em carreiras tecnológicas, e que tem braços na Capital mineira.
O objetivo é que a Rede contribua para que as novas profissionais possam ingressar no mercado de tecnologia de forma efetiva, podendo continuar a sua formação por meio de outros cursos, eventos, palestras e workshops oferecidos em diversas plataformas de aprendizagem colaborativas.
Convidados - Para falar sobre o projeto, foram convidados o presidente da Prodabel, Leandro Moreira Garcia, e Bruna Camilo de Souza Lima e Silva, doutoranda em Ciências Sociais da PUC Minas e que participa da iniciativa.
Também foram convidados a debater ações de capacitação para as mulheres representantes de entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e ainda de secretarias municipais e também da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.