Em setembro, o Palácio da Inconfidência é iluminado de amarelo, em referência à prevenção ao suicídio

Ministra Damares participa de audiência sobre o suicídio

Comissão de Direitos Humanos promove debate sobre as políticas públicas de prevenção e combate ao problema.

14/11/2019 - 16:09

A prevenção ao suicídio e à automutilação será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (19/11/19), às 11h30, no Auditório José Alencar. Solicitada pelo deputado Bruno Engler (PSL), a reunião contará com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Em vídeo publicado nas redes sociais do parlamentar, Damares destaca a importância do debate. "O maior e o primeiro de todos os direitos é o direito à vida. As crianças e os jovens estão se matando, se cortando, e nós precisamos fazer esse enfrentamento", afirma a ministra.

Acompanhe a reunião ao vivo

Na justificativa que acompanha o requerimento, o deputado Bruno Engler ressalta que a audiência visa a debater políticas públicas de prevenção e combate ao problema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez suicídios podem ser evitados, o que indica que a prevenção é fundamental.

Anualmente, a Assembleia participa do Setembro Amarelo, campanha que associa a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Este ano, também foi lançada no Parlamento mineiro a Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio, à Depressão e à Automutilação.