Arcebispo de BH, dom Walmor foi eleito em maio presidente da CNBB - Arquivo ALMG

Arcebispo de Belo Horizonte será homenageado na Assembleia

Reunião Especial vai celebrar a eleição de dom Walmor para a presidência da CNBB e os 15 anos de arcebispado na Capital.

12/11/2019 - 12:44 - Atualizado em 14/11/2019 - 12:39

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo, será homenageado em Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (14/11/19), às 20 horas.

A homenagem, que teve como primeiro signatário o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), celebra a eleição de dom Walmor para a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de comemorar os seus 15 anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Walmor foi eleito presidente da CNBB no dia 10 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos, assumindo a presidência da entidade para o quadriênio 2019-2023.

Antes, entre outras funções na entidade, exerceu a presidência da Regional Leste II – Minas Gerais e Espírito Santo. O arcebispo está à frente da Arquidiocese de Belo Horizonte desde 26 de março de 2004.

Currículo - Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália, dom Walmor é formado em Filosofia e Teologia. Em Belo Horizonte, foi professor da PUC-Minas, tendo lecionado também no mestrado em Teologia da PUC-Rio. É também membro da Academia Mineira de Letras.

Nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo papa João Paulo II, em 1998, assumiu o posto de arcebispo metropolitano de Belo Horizonte em 2004, também por nomeação do papa João Paulo II. Em outubro de 2008, foi um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma. Natural de Cocos (BA), nasceu no dia 26 de abril de 1954.