Parte dos repasses atrasados seria empregada na aquisição de ambulâncias - Arquivo ALMG

Atuação do Samu no Estado será tema de audiência

Consórcios cobram a regularização de repasses que seriam utilizados para a aquisição de equipamentos e medicamentos.

21/10/2019 - 12:50

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, na próxima quarta-feira (23/10/19), audiência pública para debater as condições de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Estado.

A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), será no Plenarinho I, às 10 horas.

De acordo com o parlamentar, os consórcios macrorregionais estão cobrando do Executivo estadual o repasse de recursos atrasados há vários meses e que seriam utilizados para a aquisição de equipamentos e medicamentos, a reforma de ambulâncias e o pagamento de servidores.

“Muitas regiões reivindicam o início de operações do Samu, já autorizadas. A frota de ambulâncias também precisa ser renovada”, afirma Carlos Pimenta.

O deputado destaca que o debate vai ser uma oportunidade de expor as dificuldades do Samu em todas as regiões, cobrar recursos não repassados e priorizar a instalação de novos consórcios e novas unidades.

Foram convidados a participar da reunião os secretários de Estado de Saúde e de Fazenda, Carlos Eduardo Amaral e Gustavo Barbosa, respectivamente, prefeitos e a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Adriana Almeida.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.