Reunião Especial celebra 50 anos de fundação da CPRM

Empresa pública de pesquisas geológicas tem entre suas descobertas jazida de fosfato em Minas Gerais.

18/10/2019 - 12:18

Os 50 anos de criação do Serviço Geológico do Brasil – CPRM serão celebrados no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial nesta segunda-feira (21/10/19), às 20 horas. O requerimento tem como primeiro signatário o deputado Gustavo Valadares (PSDB).

A CPRM foi criada em 15 de agosto de 1969 como empresa de economia mista, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Entre seus objetivos estava o estímulo ao descobrimento, à pesquisa e ao uso dos recursos minerais e hídricos do Brasil. Já na década de 70, a empresa descobre a mina de fosfato em Patos de Minas (Alto Paranaíba).

Na década de 1990, ela passa a ser uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil. Entre suas atribuições estão o mapeamento das riquezas naturais do Brasil, visando seu uso sustentável, além do mapeamento de áreas de risco nas quais vivem hoje quase 5 milhões de brasileiros.

Levantamentos geológicos, geofísicos e hidrogeológicos, mapeamentos geoquímicos, avaliação de recursos minerais, gestão da informação geológica, análises químicas e minerais, monitoramento e pesquisa de águas superficiais e subterrâneas, risco geológico e geodiversidade são outras das atividades realizadas pela empresa.

Em 2013, numa parceria com a Codemig, a CPRM lançou o Mapa Geológico de Minas Gerais, considerado o mais completo nessa área. "A CPRM é uma instituição importante, que tem boa parte de sua história confundida com a história de Minas. Ela participou e participa de momentos importantes do nosso Estado, com servidores dedicados. É importante que as pessoas conheçam o trabalho dessa instituição", reforça Gustavo Valadares.