Atividade se insere no âmbito de visitas a equipamentos públicos de prevenção à violência contra a mulher - Arquivo ALMG

Comissão vai a unidade da PM que combate violência doméstica

Companhia policial foi a primeira do Estado qualificada para atender mulheres vítimas de agressão.

10/10/2019 - 18:35

Dentro da programação de visitas a equipamentos públicos estabelecida em março deste ano, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta sexta-feira (11/10/19), às 9 horas, visita à 1ª Companhia de Prevenção à Violência Doméstica contra as Mulheres, da Polícia Militar de Minas Gerais, localizada na Praça Rio Branco, 56, no Centro da Capital.

Inaugurada em 2017, esta unidade foi pioneira em Minas Gerais e a segunda do País. A companhia foi criada para dar acolhimento e segurança à mulher vítima de violência doméstica, com um efetivo de 35 militares qualificados para realizar os atendimentos. Experiente nesta temática, a equipe é composta por 16 mulheres e 19 homens, com sete anos de atuação na área.

Essa equipe já havia atuado na Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), criada em 2010 e treinada para dar a resposta adequada a esse tipo de ocorrência. 

O objetivo da visita da ALMG é, segundo o gabinete da presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT), conhecer esse equipamento dedicado ao combate à violência contra a mulher e o feminicídio e saber a atual situação da unidade e quais os problemas e as demandas dos servidores que atuam no local. Além da presidenta, a vice-presidenta da comissão, deputada Andreia de Jesus (PSOL), assina o requerimento.

Consulte a pauta da visita.