Comissão homenageia paratleta e estudantes do Jequitinhonha

Gabriel Geraldo Santos Araújo ganhou cinco medalhas na natação, nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima.

01/10/2019 - 19:20

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (2/10/19), duas reuniões para entrega de votos de congratulações. A primeira acontece a partir das 16 horas e marca a entrega de votos de congratulações a Gabriel Geraldo Santos Araújo, pelo seu desempenho nos Jogos Parapan-Americanos deste ano, disputados em Lima, no Peru. Na ocasião, Gabriel conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze na natação. O requerimento de homenagem é de autoria da deputada Ione Pinheiro (DEM).

Gabriel Geraldo Santos Araújo tem 17 anos e nasceu com um problema genético que prejudicou o desenvolvimento de seus braços e pernas. Mesmo assim, graças ao incentivo de um professor de educação física, Aguilar Freitas da Rocha, começou a nadar com 4 anos de idade. Após uma participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), iniciou uma trajetória de vitórias. Atualmente, o garoto é estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria Amélia Campos, em Corinto (Região Central).

Olimpíada de Matemática - Após a homenagem a Gabriel Geraldo, a Comissão de Cultura faz reunião, às 16h30, para entrega de votos de congratulações ao professor Adalgísio Gonçalves e aos alunos Eric Martins Soares, Gabriel Lopes Fernandes, João Gustavo Mota Barbosa, João Pedro Avelino Lemos Fernandes, Vitor Samuel de Oliveira Rodrigues e Thais Pereira Carvalho, do 9º ano da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Minas Novas (Vale do Jequitinhonha). Eles serão homenageados por terem representado o Brasil em Taiwan, na prova final da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras.

A homenagem foi requerida pelo deputado Marquinho Lemos (PT). Segundo ele, é importante reconhecer o trabalho da escola e dos professores, devido às dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar. Além disso, o parlamentar ressaltou a importância deste feito para o Vale do Jequitinhonha.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989, e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Estrasburgo, na França. No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

Consulte as pautas das reuniões de 16 horas e de 16h30.