A Polícia Militar de Minas Gerais é uma das instituições que vão trazer suas sugestões para o fortalecimento da segurança pública no Estado - Arquivo ALMG

Segurança pauta encontro do Movimento Sou Minas Demais

Objetivo é dialogar com representantes do setor em busca de alternativas para os desafios enfrentados pelo Estado.

27/09/2019 - 19:35

Dialogar com representantes da segurança pública, em busca de alternativas para superar os desafios enfrentados pelo Estado no setor. Com esse objetivo, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima terça-feira (1º/10/19), o terceiro encontro entre parlamentares e lideranças no âmbito do Movimento Sou Minas Demais, protagonizado pelo Parlamento mineiro pela retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PTB), foi quem solicitou o encontro, que será conduzido pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV). A reunião acontecerá no Salão Nobre, a partir das 9h30. A Assembleia convida as entidades do setor a contribuírem para a solução dos principais problemas relacionados à segurança pública e o aprimoramento de proposições que tramitam na Casa.

Foram convidadas a participar do evento diversas entidades: Polícia Militar; Polícia Civil; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros Militar; Guardas Municipais; Ministério Público; Tribunal de Justiça; Defensoria Pública; Seção Mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); Associação do Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais; União Dos Militares do Estado de Minas Geais; Centro Social dos Cabos e Soldados da PMMG e a Associação dos Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais.

Outras instituições convidadas são: Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais; Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais; Associação Mineira dos Agentes e Servidores Prisionais; Associações de Assistência e Proteção aos Condenados; Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais; Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais; Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de Minas Gerais; Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Minas Gerais; Associação dos Praças do Interior de Minas Gerais; Conselhos Comunitários de Segurança Pública; Câmara de Diretores Lojistas; Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Fundação João Pinheiro.

Completam a lista Cláudio Chaves Beato Filho, professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG e coordenador geral do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da mesma universidade, e Luis Flávio Sapori, professor de Ciências Sociais e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas.

Trabalho e Assistência Social – Na próxima quinta-feira (3), também no Salão Nobre, serão discutidas as carências e as prioridades referentes ao trabalho e à assistência social no Estado. O encontro foi solicitado pelo deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social.