O procedimento começará pelo Palácio da Inconfidência - Arquivo ALMG

Controle de acesso começa nesta terça-feira (1º)

Objetivo é aprimorar a segurança dos públicos; visitantes devem procurar postos de identificação para se cadastrarem.

27/09/2019 - 16:50

A partir desta terça-feira (1º/10/19), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) passará a contar com controle de acesso de visitantes, que objetiva aprimorar a segurança dos públicos nas dependências da Casa.

O controle de acesso será feito nos prédios que compõem o Legislativo mineiro, a começar pelo Palácio da Inconfidência. Para isso, os visitantes devem se cadastrar, nos postos de identificação, fornecendo nome, número de documento de identificação e foto, que será feita no momento do registro.

Uma vez cadastrado, o cidadão passará, nas visitas seguintes, apenas pelo procedimento simplificado de acesso, que consiste na apresentação de documento e conferência dos dados no sistema.

Práticas como esta já são adotadas em outras instituições públicas, tais como a Câmara dos Deputados e o Senado, devido ao grande fluxo de pessoas nesses espaços. Segundo levantamento feito pela Polícia Legislativa da ALMG em junho deste ano, uma média de 1.500 pessoas circularam pela Casa diariamente.

Públicos internos – No caso dos servidores, estagiários, terceirizados e adolescentes trabalhadores da Casa, não há necessidade de cadastramento, uma vez que a identificação é feita pelo crachá, de uso obrigatório para a circulação nos prédios. O registro de profissionais da imprensa também seguirá um procedimento próprio, conforme disposto na Deliberação 2.709, de agosto de 2019.