A reunião de Plenário desta quinta-feira (26) acolheu assuntos variados durante os pronunciamentos dos deputados

Ação da PM contra assaltantes de bancos é elogiada na ALMG

Em reunião de Plenário, deputados também criticaram desempenho da Copasa e de empresas de telefonia.

26/09/2019 - 17:50

A ação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que resultou na morte de seis integrantes de uma quadrilha de assaltantes de bancos, na região de Salinas (Norte), na quarta-feira (25/9/19), foi elogiada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Reunião Ordinária desta quinta-feira (26/9/19).

Três parlamentares subiram à tribuna do Plenário a fim de parabenizar os policiais envolvidos na operação, que ocorreu na localidade de Padre Carvalho, próximo a Salinas. Na ocasião, foram apreendidos quatro fuzis, uma espingarda, três pistolas, coletes balísticos e grande quantidade de dinamite.

“Parabéns aos bravos guerreiros da Polícia Militar”, afirmou o deputado Sargento Rodrigues (PTB), primeiro parlamentar a elogiar a operação. Os demais elogios vieram dos deputados Carlos Pimenta (PDT) e Bruno Engler (PSL).

Outro assunto muito comentado pelos oradores, nesta quinta-feira, é o grande número de reclamações relativas às empresas de telefonia celular e à Copasa.

Com relação à telefonia, o deputado Carlos Pimenta foi quem primeiro abordou o assunto. Ele lamentou que essas empresas continuem prestando um serviço de tão má qualidade, mesmo depois do trabalho realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, entre 2013 e 2014, na ALMG.

Carlos Pimenta disse que retomará a questão na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, recebendo o apoio do deputado Sargento Rodrigues, que integrou a CPI.

A Copasa foi alvo dos deputados Cleitinho Azevedo (Cidadania) e Doutor Jean Freire (PT). Cleitinho Azevedo disse receber constantes reclamações da população de Divinópolis (Centro-Oeste) e de outros municípios, que sofrem com a falta d’água.

Doutor Jean Freire relatou a mesma situação em diversos municípios do Vale do Jequitinhonha. Ele defendeu a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.093/19, que proíbe a Copasa de cobrar taxa de tratamento de esgoto se esse serviço for interrompido.

Outro tema abordado na tribuna do Plenário foi o assassinato de Mariana Bazza, de 19 anos, no município de Bariri (SP). Rodrigo Pereira Alves, de 37 anos, é acusado pelo crime. O deputado Cleitinho Azevedo ressaltou que o acusado já cumpriu 12 anos de prisão por estupro e furto, entre outros crimes. Ele defendeu a pena de morte para crimes deste tipo, sendo apoiado pelo deputado Bruno Engler.

O deputado Bruno Engler também criticou a derrubada dos vetos presidenciais ao projeto de lei do abuso de autoridade, que tramitou no Congresso.

Já o deputado Charles Santos (Republicanos) agradeceu a participação de diversas instituições em audiência pública realizada para debater os problemas da depressão, automutilação e suicídio. Segundo o deputado, a frente parlamentar que se dedica ao assunto visitará diversos municípios e entidades para aprofundar o debate.